Técnico+ integra o consórcio do projeto AI4Gov-X

O projeto AI4Gov-X (em que o “X” significa Accelerate), com a duração de quatro anos (2025-2029), surge no âmbito do Programa Europa Digital, respondendo aos objetivos definidos na Call 5, com o propósito de reforçar as competências digitais avançadas na área da transformação digital da Administração Pública, com especial enfoque em Inteligência Artificial (AI), Espaços de Dados (DS) e Transformação Digital da Governação (DGT).

O AI4Gov-X assenta numa forte cooperação entre instituições de ensino superior de referência a nível europeu e organizações públicas e privadas, envolvendo parceiros de 20 Estados-Membros e Estados Associados da União Europeia. Esta colaboração permitirá atrair talento inovador e reunir um corpo docente altamente qualificado, complementado por especialistas internacionais — investigadores e profissionais — que atuam como testemunhos, e nalguns casos como participantes diretos, dos mais bem-sucedidos processos de transformação digital no setor público.

Uma das principais vertentes do projeto passa pela conceção e implementação de duas edições anuais de um mestrado executivo (60 ECTS) online, desenvolvido em colaboração com o setor público e a indústria. Este programa será complementado por módulos de formação autónomos e atividades extracurriculares com certificação, permitindo dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para responder aos desafios da atual transição digital.

Enquanto parceiro do consórcio, o Técnico+ assume um papel ativo no desenvolvimento contínuo do projeto AI4Gov-X, contribuindo para a sua definição estratégica e para a colaboração regular na coordenação e desenvolvimento das várias linhas de ação do projeto, em articulação com os restantes parceiros. A sua experiência consolidada na área da formação avançada traduz-se ainda na integração de algumas das suas ofertas formativas nesta iniciativa, reforçando a ligação entre o meio académico e os desafios concretos do setor público.

No âmbito do arranque do projeto, o Técnico+ esteve representado na reunião de consórcio realizada em Milão, em 2025, que reuniu os parceiros do AI4Gov-X para a definição de uma visão estratégica comum e para o alinhamento das principais linhas de atuação do projeto. 

Para mais informações sobre o AI4Gov-X visite o website oficial do projeto.

Projeto Cofinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HADEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas pelas mesmas.

Outros Artigos

Programa de Inteligência Artificial Generativa passa a incluir certificação da Data Science & Artificial Intelligence Portuguese Association (DSPA)

Saber mais
Economia de Defesa

Economia de Defesa: as escolhas que fazemos hoje 

Saber mais

A Economia Circular continua a ser relevante? Sim!

Saber mais

O futuro não pertence a quem usa Inteligência Artificial. Pertence a quem sabe pensar e liderar com ela.

Saber mais

Curso de Especialização em Fundamentos de Ciência de Dados – Candidaturas Abertas

Saber mais