As "coisas" são ligadas para que efeito? Para ganhar conhecimento através desses dados e poder decidir melhor.  Foi sobre toda esta conjuntura e sobre os desafios que se aproximam que o Engenheiro Rui Pereira, integrante da equipa de Engenharia da Cisco, veio falar esta quinta-feira, 11 de junho, ao Técnico.

A palestra realizou-se no âmbito do lançamento do programa Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), coordenado pelo Professor Augusto Casaca, Professor Catedrático no Técnico, Investigador no INESC-ID e Investigador Coordenador no INOV INESC INOVAÇÃO, e será a primeira de várias.

Foi com muita simpatia e cargas de conhecimento que o engenheiro da Cisco presenteou e cativou a audiência que foi aumentando com o decorrer da sessão. “Há a necessidade de perceber que esses dados têm de ser trabalhados e contextualizados para fornecerem a informação para melhores decisões.”, começava por destacar o orador, à medida que ia dando exemplos de sucesso de vários clientes.

No que toca à segurança das estruturas de IoT garante que "nada disto seria útil se não fosse seguro. É aqui que temos de ter muito critério da escolha de uma solução. No wi-fi aberto estamos expostos a ataques muito completos e avançados.".

Por fim, a apresentação terminou com um exemplo de uma cidade que tem usado IoT para resolver inúmeros problemas e melhorar a vida dos seus cidadãos: as Caldas da Rainha.

Para aceder à apresentação completa do engenheiro Rui Pereira, clique aqui.