Diploma de Formação Avançada

Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade

O Diploma de Formação Avançada em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade tem como objetivo complementar e ampliar a oferta letiva já coberta pelos cursos do Instituto Superior Técnico, focando-se na engenharia aeronáutica.

Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade
Período de Candidaturas

13 dez 2018 a 31 jul 2019

Datas do Curso

Regime

Preço

7 500 EUR

Duração

288 horas

Apresentação

No âmbito da colaboração entre o Instituto Superior Técnico e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA (São José dos Campos, São Paulo, Brasil), as duas instituições promovem em parceria um curso de Pós-Graduação em Segurança Aeronáutica e Aeronavegabilidade. Este curso tem como objetivo complementar e ampliar a oferta letiva já coberta pelos cursos do Técnico, ampliando o foco da engenharia aeronáutica, harmonizando-o com os conceitos de segurança de sistemas aeronáuticos, bem como com os da administração e gestão da aviação.

Objetivos

Este curso aprofunda as competências dos profissionais do setor aeronáutico nas suas interfaces com a Segurança Aeronáutica e a Aeronavegabilidade, permitindo o crescimento da cultura em Segurança Aeronáutica incentivando o desenvolvimento de uma abordagem científica e tecnológica que estimule novas linhas de investigação neste campo. Permitirá conhecer de forma sistemática as diversas dimensões da Aviação, nos setores de aeroportos, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, controlo do espaço aéreo e cultura da Aviação em geral.

Perfil de candidato

O curso é dirigido a profissionais envolvidos no fabrico de sistemas aeronáuticos, linhas aéreas em geral, prestadores de serviços, medicina aeronáutica, profissionais ligados ao transporte e ao controlo do espaço aéreo e a todos aqueles que, de alguma forma, lidem com segmentos da atividade de aviação ou ambicionem fazê-lo.

Coordenadores

  1. Fernando Lau
    Fernando Lau

    Fernando Lau

    lau@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    É Professor Associado no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), tendo desenvolvido trabalho nas áreas de Aeroacústica, Estruturas Adaptativas, Aeroelasticidade, Projeto Conceptual de Aeronaves e Otimização Multidisciplinar de Aeronaves. Participou em vários projetos europeus e nacionais. Presentemente, é Coordenador Adjunto do Mestrado em Engenharia Aeroespacial.
  2. Donizeti de Andrade
    Donizeti de Andrade

    Donizeti de Andrade

    ddadonizeti@gmail.com

    Ver mais
    Professor do ITA desde 1984, tem larga experiência em ensino e investigação em engenharia de helicópteros, projetos aeronáuticos, aerodinâmica, dinâmica e aeroelasticidade, bem como em segurança de aviação e aeronavegabilidade continuada. É responsável pela conceção e implementação dos cursos de Especialização e de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Brasil). É ainda sócio-fundador e diretor da BrasCopter e da DDA Soluções Estratégicas.

Plano de Estudos

Módulo Formador ECTS
Fundamentos de Engenharia Aeronáutica
  • Fernando Lau
3
Gestão de Crises e Planeamento de Contingências
  • Tatiana Jordão
3
Ambiente de Negócios em Aviação: Perspetiva Estratégica
  • Richard Lucht
  • Donizeti de Andrade
3
Fundamentos de Engenharia de Helicópteros e Aeronaves de Asas Rotativas
  • Filipe Szolonoky Cunha
3
Segurança Operacional de Voo
  • Rubens Maleiner
3
Certificação Aeronáutica
  • Marcelo Leão
3
Medicina Aeroespacial
  • Ricardo Gakiya Kanashiro
3
Aeroportos e Segurança
  • Cláudio Jorge Alves
3
Gestão de Tráfego Aéreo
  • Pedro Serrão
3
Projeto de Curso
  • Fernando Lau
  • Donizeti de Andrade
3

Em Cooperação Com

Mais informações e inscrições

Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?