Programa de Especialização

Lean Six Sigma Black Belt

Sendo a Lean Six Sigma uma estratégia de negócio seguida pelas grandes empresas mundiais de referência, o Programa de Especialização em "Lean Six Sigma Black Belt", assente numa forte componente de competitividade e produtividade, dotará os seus destinatários de ferramentas estratégicas, táticas e operacionais no Modus operandi das organizações.

Lean Six Sigma Black Belt
Período de Candidaturas

8 out a 13 dez 2019

Datas do Curso

Regime

Preço

5 000 EUR

Duração

194 horas

Apresentação

A Lean Six Sigma uma estratégia de negócio seguida cada vez mais pelas empresas de nível mundial.

Empresas como a General Electric, Toyota, Motorola, Intel, Amazon, e muitas outras são conhecidas pela sua sustentabilidade no mercado, em parte devido à Lean Six Sigma.

O Técnico+ assume um papel de liderança na junção das vertentes Lean e Six Sigma, fortemente associadas à competividade e produtividade das organizações, num só programa. O programa pretende garantir um retorno imediato nas organizações que apostam na formação dos seus colaboradores neste programa de especialização.

Objetivos

Este curso permite aos formandos atuar em três grandes níveis de uma organização:

Estratégicos: saber exatamente o que deve ser feito dentro de uma organização para implementar a Lean Six Sigma como uma estratégia de negócio com uma abordagem top-down;

Táticos: eliminar um problema através de uma metodologia muito própria e através da realização de um projeto, com um impacto direto positivo na demonstração de resultados de uma organização;

Operacionais: fundamentar um pensamento mais claro, lógico e factual (onde conceitos de desperdício e variabilidade estão sempre presentes) na gestão do dia-a-dia e nas decisões que são tomadas.

Perfil de candidato

Engenheiros e gestores que queiram aprofundar métodos robustos de resolução de problemas, com o objetivo de aumentar a eficácia e a eficiência dos principais processos de uma empresa.

 

Pré-requisitos

Licenciatura

Coordenadores

  1. Luís Manuel Mendonça Alves
    Luís Manuel Mendonça Alves

    Luís Manuel Mendonça Alves

    luisalves@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor no IST desde 1998, associado na área científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial. Responsável pelas disciplinas de “Tecnologia de materiais” e “Metrologia e qualidade” do Departamento de Engenharia Mecânica. Investigador do IDMEC e responsável de vários projetos de investigação. Vencedor de vários prémios internacionais e autor de mais de 100 publicações internacionais na área.
  2. Ricardo Anselmo de Castro
    Ricardo Anselmo de Castro

    Ricardo Anselmo de Castro

    ricardo.anselmo.castro@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    ASQ Six Sigma Black Belt, PMP®, Eng. Mecânico (IST) e especialização em gestão e avaliação de projetos (UCP). Cofundador, arquiteto e professor no IST no curso de pós-graduação Lean Six Sigma Black Belt, desde 2013. Mais de 50 projetos de Lean Six Sigma supervisionados. Criador da TBLS, uma estratégia de negócio unificadora, baseada na Teoria das Restrições, Blue Ocean, Lean e Six Sigma. Dois livros publicados (2012) e (2014) nestas quatro áreas de conhecimento mencionadas.

Bolsas e Descontos

Preço:  5 000 €

Este valor inclui:
. Estacionamento;
Coffee breaks;
. Jantar de fecho;
. Software Minitab 18 no decorrer das aulas;
. Acesso ao grupo secreto no Facebook com todos os Lean Black Belts das edições anteriores;
. Diploma e Certificado.

 

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

. Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico: 20%
. Colaboradores do Instituto Superior Técnico:10%
. Membros da Ordem dos Engenheiros: 10%
. Particulares: 20%
. Condições para Associações e protocolos empresariais

 

 

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

 

 

Plano de Estudos

Módulo Formador ECTS
História e Importância da Lean Six Sigma nas Organizações
  • Ricardo Anselmo de Castro
Lean
  • Kaizen Institute
Six Sigma
  • Paulo Duarte Silva
  • Ricardo Anselmo de Castro
  • Maria da Conceição Amado
Estratégia de Negócio Lean Six Sigma
  • Kaizen Institute
  • Ricardo Anselmo de Castro
Liderança e coaching
  • Alexandra Lemos
Design for Lean Six Sigma
  • Ricardo Anselmo de Castro
Teoria das restrições
  • Daniel Gasnier
White Paper
  • Luís Manuel Mendonça Alves
Acompanhamento dos projetos
  • Ricardo Anselmo de Castro
Apresentação de projetos de antigos alunos

    Avaliação

    O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o preço é o mesmo para qualquer um dos formatos):

    • Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo apenas 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
    • Programa de Especialização: com avaliação e atribuição de ECTS.  No final, o formando receberá um Diploma de Programa de Especialização.

    avaliação (e nota final) consiste no seguinte:

    • 50% – Projeto
    • 10% – Apresentação do Projeto
    • 40% – Exame de Escolha Múltipla

    As condições de aprovação são mais de 11 valores no exame, mais de 9,5 valores no Projeto e mais de 9,5 valores na nota final.

    O modelo de certificação segue as orientações e requisitos da American Society for Quality. Os alunos interessados no exame da ASQ em Six Sigma Black Belt recebem um aconselhamento apropriado com vista à sua aprovação. Até à data, todos os alunos que são apontados para este exame tiveram uma taxa de sucesso (aprovação no exame) de 100%.

    Mais informações:

    Exame

    – O exame é constituído por 160 questões de escolha múltipla.

    – Cada questão apresenta 5 respostas possíveis.

    – O número de respostas corretas mínimas no exame é de 88.

    – No caso de reprovar no exame, o aluno repetirá os módulos cuja classificação foi inferior a 55%.

    Projeto

    – O título do projeto é definido e entregue até dia 1 de Abril de 2020.

    – Cada mês de atraso na entrega do artigo científico (projeto) implica uma penalização de 0,5 valores.

    – A sessão de apresentação dos artigos entregues depois do dia 1 de Setembro de 2020 ocorre num dia em Dezembro de 2020.

    – No caso de reprovar no projeto, ou de o mesmo não ser entregue até dia 1 de Dezembro de 2020, o aluno terá de realizar um novo projeto.

    – O aluno não será penalizado no tempo da apresentação do projeto se esta for inferior a 12 minutos.

    Testemunhos de Alumni

    1. Este é *o* curso de referência em Lean Six Sigma em Portugal. Garanto-vos que não existe outro igual. Por experiência própria (aluno da 5.ª ed.), e sendo Project Manager numa empresa de classe mundial em Londres, posso afirmar que um dos factores decisivos e diferenciadores de ter passado de uma empresa nacional para uma de classe mundial foi precisamente saber aplicar correctamente a metodologia e as ferramentas da Lean Six Sigma. Garanto-vos que a exigência é extremamente elevada, mas as recompensas são enormes.

      Marco Ferra — Project Manager - Hertz

    2. “Considero essencial o conhecimento aportado por esta certificação, a qualquer profissional com responsabilidades de liderança. A muito curto prazo nenhuma empresa será viável sem a implementação das metodologias Lean Six Sigma. Trata- se de princípios fundamentais para a competitividade e sustentabilidade do País e das Empresas.”

      Carla Rebelo — Diretora Geral - Adecco Group Portugal

    3. “Todas as organizações necessitam de um LSS Black-Belt para alcançarem o estatuto de players de referência no seu ramo. A riqueza e transversalidade dos temas tratados nos módulos que compõem o curso de LSSBB do IST oferecem o conhecimento necessário para que os alunos possam ser parte relevante no processo de mudança. No Técnico encontramos os ingredientes necessários para garantir a combinação perfeita entre professores de excelência e formandos com uma motivação invulgar, pragmatismo e disciplina para serem os especialistas mais bem cotados em Portugal e overseas.”

      Diogo Móia — Lean SixSigma Specialist - Mercedes-Benz Customer Assistant Center

    4. “Num mundo cada vez mais global, exigente e competitivo, a aposta na combinação dos princípios lean com a metodologia six sigma é, cada vez mais, a receita para a obtenção de melhores resultados por parte das empresas. Se a isso juntarmos a excelência dos docentes e do programa, o Curso de Especialização em Lean Six Sigma do IST reúne todos os ingredientes para cumprir com a minha missão enquanto consultor: aportar valor aos clientes."

      Miguel Barreiras — Consultor de Empresas

    5. "Muitas vezes a maior dificuldade em encontrar soluções é conseguir compreender/quantificar de uma forma clara os problemas. É aqui que a Lean Six-Sigma tem um papel preponderante. Isto porque para além das poderosas ferramentas que ensina, a LSS ajuda a desenvolver um mindset focado na optimização e na melhoria contínua, que se aplica a tudo o que nos rodeia".

      Luís Dias — DTV Research - Embedded Development and Enginnering in the field of Digital TV

    6. "Enquanto consultor de projetos de melhoria em diferentes linhas de negócio, utilizei algumas das ferramentas da toolbox da Lean Six Sigma. O curso de Especialização do IST permitiu-me consolidar o conhecimento prático, apresentando-me novas ferramentas enquadradas numa metodologia estruturada de projeto que, complementada com o desenvolvimento de soft skills, permitiu potenciar os entregáveis para a minha organização."

      Rui Gonçalves — VP, Senior Project Manager

    7. "O curso possibilitou-me adquirir muito conhecimento e troca de experiências entre participantes. Os professores demonstraram conhecimento profundo nos temas abordados, tendo enriquecido a parte teórica com diversos exemplos práticos e atividades em sala de aula. O investimento neste curso abriu-me portas a nível profissional, sendo que neste momento estou inserido numa revolução transformacional da cultura da empresa".

      Rui Pinto — Seabra Global Engineering Solutions - Gestor de Operações

    8. “A Lean Six Sigma é uma ferramenta de transformação para melhor e mais simples. As organizações capazes de a decalcarem no seu DNA aumentam dramaticamente os seus resultados, competitividade, satisfação dos seus clientes e accionistas, bem como a motivação dos seus colaboradores. Tendo consciência dessa capacidade transformadora, o IST apresenta neste curso de LSSBB uma formulação única em Portugal e internacionalmente que lhe permite uma liderança indiscutível. Um programa com conteúdo teórico sólido, consubstanciado com aplicações práticas é lecionado por um corpo docente de primeira linha e vai muito mais além do body of knowledge tradicional na Lean Six Sigma. Recomendo vivamente!”

      Artur Graxinha — Consultor

    9. "O poder dos dados é enorme quando transformado em conhecimento, e a metodologia DMAIC aprendida no curso permite-nos isso. A LSS é uma arma poderosa que surpreende fornecedores, elementos da própria equipa e clientes, aumentando significativamente (quando aplicada de forma consistente) a nossa competitividade e das empresas nossas parceiras".

      João Reforço — Vanpro - Product and Process Quality Engineering and Customer Relationship

    10. "Hoje consigo olhar para a empresa e identificar as restrições que nos impedem de crescer mais 20% /30% por ao ano. Tenho as ferramentas que me vão permitir explorar e eliminar estas restrições. O curso é muito mais do que uma formação; é uma mudança estrutural do nosso processo pensamento".

      Filipe Madeira — Teleperformance - Mission Control Director

    11. "A metodologia Lean Six Sigma permite-nos ganhar uma consciência em cada momento, se somos eficazes e eficientes naquilo que fazemos. Em cada ação que desenvolvemos ficamos muito mais conscientes do que é desperdício. E quando isto se tornou cultura na organização saí a ganhar".

      José Freitas — Benteler - Plant Manager

    12. "A trained Black Belt is considered by most recruiters and managers the key resource to driving change in the organization. My personal experience as a Black Belt in an European multinational has been extraordinary. I have lead teams to deliver strategic projects with great results and had the opportunity to develop myself by doing so. I highly recommend it to anyone looking to really make a difference in their organization".

      Sérgio Vieira — AkzoNobel - Global Operational Excellence Manager

    Mais informações e inscrições

    De forma a candidatar-se ao curso, o candidato deverá enviar para info@tecnicomais.pt os seguintes documentos: carta de motivação, cópia do CV atualizado e scan do(s) certificado(s) do(s) curso(s). Os documentos serão, posteriormente, submetidos à avaliação do coordenador do curso. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição do curso.

    Brochura do Curso Inscreva-se já!

    Elogios, sugestões ou reclamações?