Programa de Especialização

Data Science para Engenheiros (DaSh)

Este programa é constituído por três módulos fundamentais e um módulo avançado em deep learning, concebido para transformar engenheiros com formação nas áreas das tecnologias da informação em Data Scientists.

Data Science para Engenheiros (DaSh)
Período de Candidaturas

6 out 2020 a 11 jan 2021

Datas do Curso

Regime

Preço

5 200 EUR

Duração

140 horas

Apresentação

Data Science, aplicação paradigmática das técnicas mais promissoras da Inteligência Artificial e Machine Learning, destaca-se como a tecnologia chave para a transformação digital, tendo a própria profissão de Data Scientist sido considerada pela Harvard Business Review (2012) como The Sexiest Job of the 21st Century.

 Mesmo neste novo contexto de pandemia, o Data Science mantém e reforça o seu papel vital nas organizações, ao transformar dados em informação. É esta transformação que permite a descoberta de modelos capazes de prever e antecipar comportamentos, tanto de clientes como de competidores, e que dá às organizações o suporte necessário à tomada informada de decisões, de modo a melhor preparar a sua atividade presente e futura.

O Programa de Especialização em DaSh é constituído por três módulos fundamentais e um módulo avançado em deep learning, concebido para transformar engenheiros com formação nas áreas das tecnologias da informação em Data Scientists. Transformação esta baseada na aquisição dos conhecimentos necessários e suficientes ao desenho e concepção de projetos de descoberta de informação em grandes quantidades de dados.

Este programa, em formato online, é composto por uma componente teórica, ocupando aproximadamente um terço do horário presencial, e uma componente laboratorial, a ocupar os restantes dois terços do horário. O trabalho prático, tanto laboratórios como projetos, serão realizados em Python, assim como os seus pacotes dedicados à ciência de dados, nomeadamente o pandas, matplotlib e sklearn, sendo acompanhado pelos formadores, que discutirão individualmente com cada grupo o trabalho já realizado, e potenciais caminhos a seguir.

» Faça aqui a sua candidatura 

Objetivos

• Identificar visualmente perfis de dados;

• Conhecer e aplicar as técnicas mais recentes de classificação, clustering, descoberta de padrões e deteção de anomalias, em particular de deep learning;

• Escolher e aplicar as abordagens mais adequadas de preparação de dados;

• Avaliar a qualidade dos modelos descobertos.

Perfil de candidato

Licenciados ou Mestrados em Eng. Informática, Eng. Eletrotécnica, Matemática Aplicada e Computação, ou com experiência equivalente, sem formação prévia em Ciência de Dados.

Pré-requisitos

Os pré-requisitos para a realização deste curso são os seguintes:

• Fluência na escrita de programas básicos em Python e noções de programação orientada a objetos; noções básicas ao nível da utilização de bases de dados;

Funções de distribuição e densidade de probabilidades, estimadores elementares e testes de significância;

Matrizes, operações sobre matrizes, determinantes e valores próprios.

Coordenadores

  1. Cláudia Antunes
    Cláudia Antunes

    Cláudia Antunes

    claudia.antunes@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática do Técnico. Licenciada em Engenharia Informática, concluiu o seu Doutoramento em 2005, no domínio da Ciência de Dados, propondo novos métodos e metodologias para lidar com dados temporais e conhecimento de domínio. Tem trabalhado na área das ciências de dados desde então, ensinando estas matérias tanto no ensino graduado como pós-graduado nos últimos 20 anos.

Preços e Condições Especiais

Preço: 5200€

Este valor inclui:

Acesso à plataforma de aprendizagem online do Técnico+;

Diploma e Certificado.

 

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

Particulares: 10%

– Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico : 20%

– Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%

– Condições para Associações e protocolos empresariais

 

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Horário: 2ª e 4ª-feira, 18h30/21h30 e sábado, 09h00/12h00

* a partir de dia 15 de maio (início do Módulo de Deep Learning), as aulas serão apenas aos sábados

Formato: Online

Módulo Formador ECTS
1.Módulo I - Introdução à Ciência de Dados e Análise Exploratória
  • Cláudia Antunes
Módulo 2 - Classificação
  • Cláudia Antunes
Módulo 3 - Análise Não-Supervisionada
  • Rui Henriques
Módulo 4 – Deep Learning
  • Francisco Melo

Avaliação

A avaliação consiste em projetos nos módulos I, II e III e em laboratórios de Deep Learning.

Os projectos consistirão na exploração de dois conjuntos de dados, tendo como objetivo a descoberta da informação possível. Serão desenvolvidos em Python, com os pacotes de data science (pandas, matplotlib, seaborn e sklearn).

ECTS: 10

Mais informações e inscrições

Preencha a ficha de candidatura acima e envie para info@tecnicomais.pt, juntamente com os documentos pedidos. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição no curso.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?