Este curso cobre as principais competências digitais e educa os participantes e organizações sobre onde investir para tirar partido da revolução tecnológica, seja para aumentar a eficiência e produtividade, reduzir custos ou criar novos negócios, através de exemplos práticos, em particular casos de estudo de empresas.
É inegável que a transformação digital é um tema cada vez mais presente no mundo empresarial. 99% das empresas portuguesas, de um estudo da EY e da Nova SBE, já iniciou, ou planeia iniciar, o processo de transformação digital. No entanto, segundo o mesmo estudo, apenas 38% dos respondentes acredita possuir na organização as habilitações e conhecimentos digitais adequados para suportar os processos de transformação digital. É, por isso, necessário inverter esta tendência e apostar da requalificação de quadros.
Assim, este curso cobre as principais competências digitais e educa as pessoas e as organizações sobre onde devem investir para tirar partido da revolução tecnológica, seja para aumentar a eficiência e produtividade, reduzir custos ou criar novos negócios, através de exemplos práticos, em particular casos de estudo de empresas.
Este curso é oferecido em modo misto, live sessions via Zoom e online, ao longo de quatro semanas, durante o qual os participantes vão aprender os principais conceitos através da frequência do MOOC tdX do Técnico, intercalado com live sessions de duas horas uma vez por semana.
O MOOC tdX inclui, para além de dezenas de videos sobre os principais conceitos de transformação digital, diversas entrevistas a especialistas e quatro casos de estudo avaliados pelos pares. As live sessions serão utilizadas para reforçar os conceitos principais, esclarecer dúvidas dos participantes, apoiar a realização dos casos de estudo, e trocar conhecimentos e experiências entre os participantes.
No final do curso, o participante terá as seguintes competências:
Todos os profissionais que precisem ou queiram saber mais sobre Transformação Digital.
• Apresentação do Curso.
• Introdução;
• Apresentação e Organização do Curso;
• Mestres Digitais: O que são mestres digitais e a articulação que é realizada entre a liderança de uma organização, as pessoas que a constituem, as suas funções e desempenho, e o modo como a tecnologia é usada (competências de liderança e competências digitais);
• Os Quatro Níveis da Mestria Digital: Distinção dos quatro níveis da mestria digital: principiantes, conservadores, entusiastas, e mestres digitais;
• Entrevista a Bruno Soares (Leading Executive Advisor, Digital Transformation, IDC);
• Exercício Prático sobre Transformação Digital;
• Caso de Estudo: Burberry.
• Foco nos Clientes: desenhar a experiência do cliente de fora para dentro, de forma a resolver os seus problemas e as necessidades;
• Envolver os Clientes: criar uma relação com os clientes, utilizando o Starbucks como caso de estudo;
• Entrevista a Paulo Faroleiro (Information Systems & Project Management Professor, Nova SBE);
• Informação dos Clientes: como tirar partido de dados sobre os clientes, naturalmente respeitando todas as leis que existem para proteção dos dados pessoais, com vários exemplos práticos;
• Relação e Articulação entre Presencial e Digital: como juntar as componentes físicas e digitais, de forma a oferecer aos clientes uma experiência única integrada;
• Entrevista a Rui Gomes (Head of Information Systems, CHUC);
• Exercício Prático sobre Transformação Digital.
• Operações Digitais: introdução ao tópico sobre as operações internas das organizações, incluindo a substituição de pessoas por máquinas;
• Era Pré-Digital;
• Três paradoxos da era pré-digital:
– Normalização vs. Empoderamento;
– Controlo vs. inovação;
– Orquestração vs. Liberdade;
• Paradoxos da Era Digital: como quebrar os três paradoxos na era digital utilizando muitos exemplos práticos;
• Caso de Estudo: Zara;
• Vantagem Operacional das Novas Tecnologias: evolução histórica das novas tecnologias, com destaque para as vantagens operacionais de cada geração tecnológica, com muitos exemplos práticos;
• Entrevista a João Louro (CEO, Newbridge Digital);
• Exercício Prático sobre Transformação Digital.
• Incumbentes: características das organizações que existem e das suas dificuldades em criar novos modelos de negócio;
• Entrevista a Hugo Sousa (Head of Innovation Services, BearingPoint);
• Reinventando Indústrias
Introdução aos 5 arquétipos (tipos) de modelos de negócio:
– Reinvenção da própria indústria;
– Substituição de produtos ou serviços;
– Criação de novos negócios completamente digitais;
– Reconfiguração da cadeia de valor;
– Redefinição da proposta de valor;
Apresentação do arquétipo “reinvenção da própria industria” com exemplos;
• Substituindo Produtos e Serviços: apresentação do arquétipo substituição de produtos ou serviços, com exemplos;
• Criação de Novos Negócios Digitais: apresentação do arquétipo criação de novos modelos de negócio digitais, com exemplos;
• Caso de Estudo: Nike;
• Modelo da Cadeia de Valor: apresentação do arquétipo reconfiguração da cadeia de valor, com exemplos;
• Novas Propostas de Valor;
• Apresentação do arquétipo redefinição da proposta de valor, com exemplos;
• Entrevista a Ana Paula Pereira (Business Designer, WhateverConsulting);
• Exercício Prático sobre Transformação Digital.
A avaliação consiste num exercício no fim de cada módulo (10% cada) e num caso de estudo final (60% nota final). As condições de aprovação para o Diploma de Curso de Especialização são ter uma nota superior a 9,5 valores em todas as avaliações.
O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o preço é o mesmo para qualquer um dos formatos):
• Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
• Diploma e Certificado.
Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):
• Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico (saiba quais são aqui): 20%
• Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%
• Membros da Ordem dos Engenheiros: 10%
Temos, também, descontos para associações e protocolos empresariais. Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt
As organizações que não adotarem as novas tecnologias digitais vão …
Nós e os nossos parceiros armazenamos e/ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos.
Com a sua permissão, nós e os nossos parceiros poderemos usar identificação e dados de geolocalização precisos através da procura de dispositivos. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros, conforme descrito acima. Tenha em atenção que algum processamento dos seus dados pessoais poderá não exigir o seu consentimento, mas que tem o direito de se opor a esse processamento. Informamos que as suas preferências serão aplicadas apenas a este website e que os cookies essenciais e analíticos são recomendados para que a sua experiência no nosso website funcione da melhor maneira possível.
Estes cookies são estritamente necessários para fornecer os serviços disponíveis nos nossos websites e para usar alguns dos seus recursos, como acesso a áreas seguras.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
Estes cookies coletam informações que são usadas de forma agregada para nos ajudar a entender como os nossos websites estão a ser usados ou quão eficazes são as nossas campanhas de marketing.
Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!
Saiba mais aqui.