Lean em Serviços e Produção

Curso de Formação

Lean em Serviços e Produção

Catarina Carvalho

(+351) 218 417 894

catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

MAIS INFORMAÇÕES

A otimização de processos e melhoria contínua nos serviços e produção continua a ser dos maiores desafios das empresas, assim a compreensão da sua base científica de metodologias como o Lean e Six Sigma é fundamental para a correta implementação e para tirar o máximo benefício destas abordagens nos serviços e na produção.

A clareza dos conceitos da Melhoria Contínua, Lean e Six Sigma não pode ser confundida com simplicidade. A compreensão da sua base científica é fundamental para a correta implementação e para tirar o máximo benefício das abordagens Lean e Six Sigma. 

O Curso de Formação Lean em Serviços e Produção, de curta duração, associa uma rápida mas intensa revisão dos fundamentos das metodologias Melhoria Contínua, Lean e Six Sigma, ilustrando-os com casos de estudo reais e jogos que simulam situações do dia a dia. O curso inclui ainda a identificação e resolução de um problema (proposto pelos formandos), que será resolvido ao longo das sessões.

Os fundamentos de Melhoria Contínua, Lean e Six Sigma são aplicáveis a qualquer organização em que a gestão das operações é relevante para o bom funcionamento do sistema, sendo os objetivos:

  • Garantir que os formandos endogenizam a essência dos conceitos;
  • Criar competências de implementação destes conceitos nos formandos, através da oportunidade de experienciarem situações reais (simuladas);
  • Potenciar nos formandos a capacidade de definir estratégias de resolução de problemas, através da experimentação e discussão de casos reais.

Empresas e Profissionais de serviços, engenharia e produção, com interesse em aprofundar os conhecimentos na área da melhoria contínua.

Formadores: Prof. Paulo Peças e Engº. Diogo Jorge

  • Do sistema produtivo da Toyota à Produção Lean
  • Pensamento Lean, Leanify!!
  • Melhoria contínua, quando e porquê?
  • Resistência à mudança e pontos críticos do Lean (insucessos)

Formadores:Prof. Paulo Peças e Engº. Diogo Jorge

  • Universo de ferramentas Lean e seu propósito
    • Para diagnóstico e mapeamento
    • Para resolução de problemas
    • De garantia de pull-production e just-in-time
  • Casos de aplicação

Formadores: Prof. Paulo Peças e Engº. Diogo Jorge

  • VSM e sua essência
  • Análise de fluxos e layouts
  • Aplicação de estudos do métodos e tempos para diagnóstico
    • Observações instantâneas, cronometragens e métodos de análise
  • Métodos de comparação de alternativas
  • Casos reais de aplicação

Formadores: Engª. Margarida Barros e Engº. Diogo Jorge

  • SIPOC e sua utilização
  • Mapeamento de prioridades
  • Quick-Wins e sua utilização
  • A3-Problem Solving e sua utilização
  • Casos de aplicação
  • Preparação de Caso de Grupo (60 min) – A3 Problem Solving em prática (de uma das empresas de um dos formandos do grupo)

Formadores: Engª. Margarida Barros e Engº. Diogo Jorge, Engª. Helena Cecílio

  • Kanban (Pull Production);
  • Supermercados;
  • Mizusumachi;
  • Poka-Yoke (Error Proofing);
  • Outras ferramentas Lean;
  • Casos de aplicação e realização de jogo em sala
  • Evolução do Caso de Grupo (60 min) – A3 Problem Solving em prática:
    • Definição do Problema e Diagnóstico;
    • Causas Raiz;
    • Definição do valor alvo.

Formadoras: Engª. Helena Cecílio e Engª. Margarida Barros

  • 5S e sua implementação;
  • SMED e Yamazumi;
  • Outras ferramentas Lean;
  • Casos de aplicação;
  • Realização de jogo em sala;
  • Evolução do Caso de Grupo – A3 Problem Solving emprática:
  • Aplicação das ferramentas;
  • Identificação das contra-medidas necessárias.

Formadores: Engª. Helena Cecílio e Prof. Paulo Peças

  • TPM;
  • One Piece Flow;
  • Realização de jogo em sala.

Formadoras: Engª. Helena Cecílio e Engª. Margarida Barros

  • Evolução do Caso de Grupo (60 min) – A3 Problem Solving em prática:
    • Desenvolvimento das contra-medidas;
    • Estimativa de impacto;
    • Definição do plano de ação.

Formadores: Engº. Diogo Jorge e Prof. Paulo Peças

  • O que é o Six Sigma?;
  • Princípios e Fundamentos Six Sigma;
  • Ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control);
  • Casos de aplicação.
  • Evolução do Caso de Grupo – A3 Problem Solving em prática:
    • Definição do plano de ação;
    • Definição de ações de follow-up;
    • Definição de indicadores.

Formadores: Prof. Paulo Peças, Engª. Helena Cecílio e Engª. Margarida Barros e Engº. Diogo Jorge

  • Conclusão do Caso de Grupo
    • Preparação da apresentação
  • Apresentação e Discussão dos casos de Grupo

COORDENAÇÃO

Paulo Peças

Paulo Peças

Professor Associado | IST

VER BIOGRAFIA

FORMADORES

Helena Cecílio

Helena Cecílio

Lean Consultant | ERISING

Diogo Jorge

Diogo Jorge

Co-Fundador e Gestor | ERISING

Margarida Barros

Margarida Barros

Lean Consultant | ERISING

Este valor inclui:

  • Acesso à plataforma de aprendizagem online do Técnico+;
  • Estacionamento;
  • Coffee breaks;
  • Certificado de Curso de Formação.
  • Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico (saiba quais são aqui): 20%
  • Colaboradores do Instituto Superior Técnico:10%
  • Particulares: 10%

(não cumulativas)

Para obtenção do Certificado de Curso de Formação, o formando deverá estar presente em, pelo menos, 85% das aulas.

Pedro Chaves FerreiraSenior Business Development Manager - SAS Portugal
Read More
“Formação ESPECTACULAR em conceitos lógicos, colocados duma forma simples, evidente e fácil de entender! E não, não se aplicam apenas a empresas fabris, mas sim em todos os lugares onde existam processos: desde a saúde, a empresas de serviços, não esquecendo principalmente, a administração publica! Fico surpreendido como em Portugal todos estes conceitos são ainda tão pouco aproveitados. Ou talvez não...”
Gonçalho MealhaTrainee - IOW, EuroResinas
Read More
“A estrutura e os casos aplicados das ferramentas apresentadas permitem-me detectar possíveis casos de aplicação no funcionamento de alguns processos da empresa onde atualmente trabalho, no que poderá resultar em benefícios para a empresa, como redução de custos e aumento dos índices de motivação das equipas”
João DomingosTeam Supervisor - SGL Group The Carbon Company
Read More
“Obrigado, foi uma excelente formação. Abriu certamente a minha maneira de ver as coisas. Estou ansioso por aplicar o conhecimento adquirido.”
Pedro Dias NevesDeputy Director, Security Printing Unit - INCM Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Read More
“Formação essencial para aplicação em processos fabris e serviços. Equipa muito dinamica e com inumeros exemplos em terreno. Foi um prazer participar na 1ª edição.”

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou consulte o “Processo de Candidatura” para mais informações.

MAIS INFORMAÇÕES
CONTACTE-NOS
CURSOS RELACIONADOS
ARTIGO EM DESTAQUE

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou consulte o “Processo de Candidatura” para mais informações.

Curriculum is empty

PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

BEM-VINDO!

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o e-mail de boas-vindas na sua caixa de correio.