LeAD: Low-Code Application Development

Programa de Especialização

LeAD: Low-Code Application Development

Catarina Carvalho

(+351) 218 417 894

catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

MAIS INFORMAÇÕES

O Programa de Especialização em LeAD: Low-Code Application Development do Técnico+, em parceria com a ITUp, inclui a certificação Associate Developer, emitida pela OutSystems e tem como principal objetivo dotar os formandos de ferramentas e conhecimentos imprescindíveis para os profissionais de programação Low-Code, para que construam uma carreira e futuro de sucesso.

As plataformas low-code são cada vez mais utilizadas pelas organizações – segundo a Gartner, prevê-se que, até 2024, cerca de 66% das grandes organizações estejam a usar, no mínimo, quatro destas plataformas. A formação e especialização nesta tecnologia é cada vez mais atrativa para profissionais que pretendem uma reconversão para a área tecnológica ou fazer upskill dos seus conhecimentos.

Esta edição do Programa será realizada no formato online.

EM PARCERIA

Pretende-se que no final desta formação os formandos tenham adquirido conhecimentos básicos de programação e desenvolvimento web, bem como a capacidade de endereçar e projetar funcionalidades aplicacionais utilizando Low-Code, nomeadamente:

  • Identificar os elementos estruturais de uma página web, bem como manipular as propriedades de estilo das mesmas;
  • Definir um algoritmo perante um problema identificado e pesquisas de dados numa base de dados conhecida;
  • Interpretar um modelo de dados e aplicar alterações pouco complexas mediante tarefas ou requisitos;
  • Compreender o funcionamento e a arquitetura de aplicações web;
  • Desenvolver funcionalidades em Low-Code, aplicando as boas práticas e padrões de desenvolvimento mais comuns.

Profissionais com formação nas áreas de Engenharia ou Matemática ou formação e currículo profissional que permita a aquisição rápida de conhecimentos na área de programação e profissionais que pretendam uma reconversão das suas áreas de formação para a área tecnológica.

Formadores: Prof. Miguel Mira da Silva e Rita Marques

Duração: 14h

Atividade de ensino: Exposição

Este módulo serve de introdução ao Low-Code e é onde se vai abordar o que é e como ocorreu a evolução dos vários paradigmas de programação até ao Low-Code ao longo dos anos.

 

Formadores: Prof. Daniel Gonçalves e Nuno Verdelho Trindade

Duração: 77h

Atividade de ensino: Exposição

Este módulo pretende fornecer conceitos fundamentais com foco em desenvolvimento web, algoritmos, modelação e consulta de dados. Estes conceitos servem de base à construção e evolução de um raciocínio lógico estruturado e trabalhado para que os formandos desenvolvam capacidades de resolução de problemas, na ótica de aplicações que nascem das necessidades das diferentes áreas de negócio.

 

Formadores: José Costa, Sofia Carvalho, Claudia Capitão e Rui Nunes

Duração: 70h

Atividade de ensino: Exposição e Exercícios

Este módulo vai guiar os formandos numa visão geral sobre Low-Code, utilizando a plataforma OutSystems e sobre como usar a plataforma de modo a desenvolver aplicações web responsivas. Com este módulo os formandos vão ter uma iniciação completa a grande parte das ferramentas de desenvolvimento que a plataforma disponibiliza e que funcionam como ponto de partida para a sua entrada e o seu crescimento no mundo do Low-Code.

Formadores: Prof. Miguel Mira da Silva e Rita Marques

Duração: 54h

Atividade de ensino: Exposição e Exercícios

As metodologias ágeis, como o SCRUM, são as mais adotadas para implementação de projeto em Low-Code, sendo fundamental que os formandos tenham os conhecimentos básicos das mesmas. Este módulo irá acompanhar o módulo Low-Code Development Mastering, dando as ferramentas e técnicas necessárias para que os formandos possam realizá-lo seguindo uma metodologia ágil.

Formadores: José Costa, Sofia Carvalho, Claudia Capitão e Rui Nunes

Duração: 84h

Atividade de ensino: Exposição e Exercícios

Este módulo vai permitir que os formandos façam a integração dos conhecimentos Low-Code já adquiridos e os apliquem na construção de uma aplicação web, bem como adquirir conhecimentos fundamentais no âmbito de temas como arquitetura, modelação de dados, boas práticas de desenvolvimento em Low-Code e usabilidade. É aqui dada a oportunidade aos formandos de visitarem um grande número de padrões típicos de desenvolvimento de acordo com a tecnologia lecionada.

Formadores: José Costa, Sofia Carvalho, Claudia Capitão e Rui Nunes

Duração: 99h

Atividade de ensino: Exposição e Exercícios

No decorrer deste módulo os formandos vão explorar, em dinâmica de grupo, alguns temas fundamentais de Low-Code que, apesar do seu cariz um pouco mais avançado, são peças e capacidades básicas e imprescindíveis para o papel que os formandos poderão vir a desempenhar uma vez que terminem a formação e se coloquem no mercado. Com os conhecimentos Low-Code já consolidados, este módulo vai permitir complementá-los de modo a garantir que os formandos visitem o maior número de cenários possível no que toca a desenvolvimento aplicacional com esta tecnologia.

Formadores: Prof. Daniel Gonçalves e Nuno Verdelho Trindade

Duração: 22h

Atividade de ensino: Exposição e Exercícios

No decorrer deste módulo os formandos, é crucial os formandos consolidarem os temas abordados no módulo Web Development Foundation. Este módulo será lecionado no mesmo período do Low-Code Development Mastering, permitindo aos formandos consolidar estes conhecimentos que os acompanharão ao longo da sua carreira como Low-Code Developer.

 

COORDENAÇÃO

FORMADORES

Daniel Gonçalves

Daniel Gonçalves

Professor Associado | IST

Sofia Carvalho

Sofia Carvalho

Formadora | ITUp

Nuno Verdelho Trindade

Nuno Verdelho Trindade

Investigador | INESC-ID

Cláudia Capitão

Cláudia Capitão

Formadora | ITUp

Rita Marques

Rita Marques

Investigadora | INOV INESC

Rui Nunes

Rui Nunes

Formador | ITUp

A avaliação consiste no seguinte:

  •  6 exames teóricos (no final de cada módulo, com exceção do Módulo VI);
  • 1 projeto (módulo III);
  • 1 exame prático (no final do módulo V);
  • 2 demos (módulos V e VI).
  • ECTS significa “European Credit Transfer System”.
  • Os créditos ECTS são uma forma padronizada de contabilizar o trabalho desenvolvido pelo formando, incluindo a presença nas sessões, bem como o tempo de estudo e de avaliação.
  • No Técnico estabeleceu-se que 1 ECTS corresponde, tipicamente, a 28 horas de trabalho.

Este valor inclui:

– Acesso à plataforma de aprendizagem online do Técnico+;

– Plataforma licenciadas de desenvolvimento Low-Code;

– Diploma e Certificado do Técnico+ e da ITUp;

– Certificação OutSystems.

(não cumulativas)

– Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico (saiba quais são aqui): 20%;
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%;
– Condições para Associações e protocolos empresariais.

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES

O ISA FJN é um apoio da Fundação José Neves para potenciar o acesso à educação, através da atribuição de bolsas de estudo aos participantes, que lhes permitam pagar as propinas no início do programa. Saiba mais sobre o ISA ou  candidate-se aqui.

SANTANDER

Conheça as condições que o Santander tem para os seus clientes aqui. Pode, também, entrar em contacto com a Dra. Katia Trigo, responsável pelo balcão no Técnico, através do katia.trigo@santander.pt.

João de Sousa GuimarãesADVOGADO
Read More
Trata-se de um curso muito completo, oferecido num enquadramento percetível tanto para quem lida diariamente com proteção de dados e pretenda aprofundar conhecimento, como para quem pretenda iniciar-se na temática. O curso é, por isso, de enorme capacitação profissional para quem nele participa e de uma mais valia inquestionável por ser disponibilizado por uma instituição como Instituto Superior Técnico.
Maria Antonieta RibeiroDPO - BRISA
Read More
Este curso é essencial para um DPO com formação jurídica e que apenas conhece a informática na ótica do utilizador. As lições aprendidas são, de facto, uma excelente e essencial ferramenta de trabalho.
Lina AlvesOFFICE MANAGER AND CORPORATE CONTROLLER - ZOMATO
Read More
Excelente mais valia para a atividade profissional.
Ivone Pita SoaresAdvogada
Read More
O balanço é claramente positivo, tanto pelo interesse prático do conteúdo programático, como pela excelente qualidade do corpo docente. Apresenta-se como um curso sério, indispensável para quem, não tendo formação de base em tecnologias da informação, exerça quaisquer funções no âmbito do RGPD.
Lara Feio
Read More
Vim de Braga de propósito para fazer estes cursos e não estou nada arrependida. Acho o curso uma mais-valia, muito denso ao nível do conteúdo, permitindo uma aprendizagem sobre os mais variados aspetos.
Nuno Pereira
Read More
Valeu muito a pena. Acho que o curso é extremamente rico ao nível dos conhecimentos que fornece. Enquanto DPO de um conjunto de entidades públicas e privadas acho extremamente relevante apostarmos neste tipo de formação, se tiver o selo de qualidade do Técnico ainda melhor.

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Contacte-nos relativamente a próximas datas ou adapte este curso à sua organização.

MAIS INFORMAÇÕES
EM PARCERIA
logotipoitup
CONTACTE-NOS
CURSOS RELACIONADOS
ARTIGO EM DESTAQUE

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Contacte-nos relativamente a próximas datas ou adapte este curso à sua organização.

Curriculum is empty

PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

BEM-VINDO!

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o e-mail de boas-vindas na sua caixa de correio.