ISO 27001 Implementer Foundation

Curso de Especialização

ISO 27001 Implementer Foundation
Data de Início
07 Out 2026
Data de Fim
04 Nov 2026
Duração
16h
Horário
Laboral
Formato
Nível Técnico
Avançado
Preço
1030.00€

O curso ISO 27001 Implementer Foundation, que inclui a certificação EXIN Information Security Essentials apresenta uma introdução completa e consistente à segurança da informação com base na norma ISO/IEC 27001:2022 utilizando muitos exemplos, casos de estudo e exercícios práticos.
A segurança da informação é um tema cada vez mais fundamental para todas as organizações, públicas e privadas, e não apenas para aquelas baseadas em informação como os bancos. A transformação digital da economia, atualmente acelerada devido à pandemia, veio aumentar ainda mais a importância deste tema.

Objetivos

– Conhecer os principais conceitos de segurança de informação;
– Perceber como os conceitos são aplicados nas organizações;
– Aplicar os conceitos através de exercícios práticos;
– Conhecer outras normas, certificações e oportunidades de carreira nesta área em grande crescimento;
– Preparar-se para a realização do exame “EXIN Information Security Essentials”, baseado na norma ISO/IEC 27001:2022;
– Possibilitar aos candidatos indicados pelo Técnico+ a realização do exame “EXIN Information Security Essentials”, baseado na norma ISO/IEC 27001:2022.

Destinatários

Responsáveis ou membros de equipas envolvidos em Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, encarregados de Proteção de Dados (DPO’s), gestores e outros profissionais ligados à implementação de medidas de proteção de dados e consultores de sistemas de gestão diversos, com Licenciatura.

Pré-requisitos

Licenciatura

Estrutura

Resumo Conteúdo Programático

0 – Sessão de boas-vindas
1 – Conceitos fundamentais
2 – Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI)
3 – SGSI: Controlos de Segurança da Informação
4 – SGSI: Projeto de Implementação

Metodologia Formativa

Este curso apresenta as melhores práticas de segurança da informação, seguindo a norma ISO/IEC 2700:2022 e utilizando muitos exemplos, casos de estudo e exercícios práticos, através da seguinte metodologia:
– Aquisição de conhecimentos nas sessões, onde a matéria será abordada de forma teórica e/ou prática;
– Aplicação do conhecimento adquirido em exercícios práticos e casos de estudo;
– Revisão e avaliação das respostas aos casos de estudo, entre os pares;
– Avaliação de conhecimento através do exame de certificação EXIN Information Security Essentials.

Recursos Materiais Pedagógicos

Material de aprendizagem:
– Slides, normas ISO/IEC 27001:2022 (versão portuguesa incluída no preço do curso) e ISO/IEC 27000:2018 (gratuita).

Leituras complementares:
– Norma ISO/IEC 27002:2022 e documentos disponíveis na Internet;
– An International Guide to Data Security and ISO27001/ISO27002, Alan Calder and Steve Watkins, Kogan Page, 2015.

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou para esclarecer dúvidas e obter mais informações consulte o

Avaliação

O formando pode optar por fazer este curso nos formatos seguintes (o valor é o mesmo para qualquer um dos formatos):
– Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de 1,5 ECTS. No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização;
– Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de créditos ECTS, requerendo, pelo menos, 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
A avaliação será feita através do exame de certificação EXIN Information Security Essentials, baseado na norma ISO/IEC 27001:2022.
A condição de aprovação para o Diploma de Curso de Especialização consiste em ter uma classificação acima de 70% na média do exame de certificação.

ISO 27001 Implementer Foundation

ECTS

1.5

Formato

Preço (PVP)

1030.00€

Early Bird:

5% de desconto até 31 agosto, 2026

Condições Especiais

Bolsa AI4Gov-X: reembolso de 50% dos custos associados à participação no curso (inscrição e, quando aplicável, deslocação e alojamento).

– Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico
– Membro da Ordem dos Engenheiros (a inscrição deverá ser efetuada via Portal Ordem dos Engenheiros)
– Membro da Rede Alumni do Instituto Superior Técnico
– Alumni Técnico+
– Associado da APDC
– Bolsa de Formação OERS (Região Sul)
– Outras Condições para Associações e protocolos empresariais

Para mais informações contacte carmen.silva@tecnicomais.pt

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou para esclarecer dúvidas e obter mais informações consulte o

CandidaturaContacte-nosPrograma