Engenharia e Gestão

Programa de Especialização

Engenharia e Gestão

Catarina Carvalho

(+351) 218 417 894

catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

MAIS INFORMAÇÕES
  • Data de Início: 8 Janeiro, 2021
  • Horário: Pós-laboral
  • Preço: 7200€
  • Formato: Presencial
  • Duração: 196h

O Programa de Especialização em Engenharia e Gestão, criado por engenheiros para engenheiros, foi concebido para dar resposta aos mais diversos desafios que os engenheiros e outros profissionais enfrentam na sua atividade profissional, e para desenvolver competências em abordagens e métodos na fronteira da engenharia e gestão, para um crescimento profissional sólido e eficaz.

A procura por engenheiros continua a subir em Portugal: segundo o Jornal Económico, a procura de profissionais das áreas de engenharia continua a fazer sentir-se, ultrapassando em muitos casos a oferta. No entanto, a passagem da engenharia para a gestão é considerada uma prática comum na carreira de um engenheiro, normalmente, ao fim de quatro ou cinco anos. Harvard Business School considera que os engenheiros, para serem bem-sucedidos, necessitam de um leque bastante diverso de competências, além das técnicas e matemáticas, que incluem a comunicação efetiva, a gestão negociação e a tomada de decisões.

Este programa é constituído por vários Cursos de Especialização, alguns em formato 100% online, o que permite ao formando a realização do Programa ao seu ritmo e através de qualquer lugar no mundo.

  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem, consolidação e aplicação de conceitos, abordagens, métodos e sistemas na área compartilhada entre a Engenharia e a Gestão;
  • Desenvolver a capacidade de utilizar novas abordagens, modelos e metodologias de vertente tecnológica e organizacional para um maior crescimento profissional e pessoal;
  • Compreender o contexto organizacional e a gestão em processos de engenharia no seu enquadramento organizacional.

Licenciados em engenharia ou de outras áreas, com a ambição de crescer profissionalmente e com motivação e interesse por desenvolver valências e adquirir conhecimentos em áreas de conexão da engenharia com a gestão.

Para a candidatura ao projeto final, o formando deverá ter completado, pelo menos, 4 Cursos de Especialização (incluindo a avaliação satisfatória de cada um).

A conclusão do Programa e consequente atribuição do Diploma de Programa de Especialização e Certificado de Programa de Especialização exige a conclusão de 7 Cursos de Especialização (3 obrigatórios e 4 opcionais) e do projeto final.

Formador: Luís Mira Amaral

Curso de Especialização Obrigatório (28h)

ECTS: 2,5

Antigo Ministro da Indústria, gestor bancário de topo, engenheiro e economista de formação, Luís Mira Amaral explica, melhor do que ninguém, os diferentes tipos de gestores, os seus papéis e a estratégia empresarial. Dará aos engenheiros os conceitos fundamentais da gestão das organizações numa espécie de mini MBA de modo a perceber os movimentos que se fazem e para onde apontam, dando-lhes uma preparação essencial para se evidenciarem na organização.

Mais informações aqui

Formadores: Mónica Duarte Oliveira; João Bana e Costa, Teresa Rodrigues e Ana Vieira

Curso de Especialização Obrigatório (28h)

ECTS: 2,5

Este curso promove a aquisição de conhecimentos sobre apoio à decisão e o desenvolvimento da capacidade de formular e resolver situações de tomada de decisão em contextos complexos e incertos. O formando irá conhecer, com o apoio de casos e software específico, métodos para o ajudar a melhorar a tomada de decisões, a nível pessoal e profissional, e a enfrentar situações complexas, caraterizadas por múltiplos objetivos e dimensões de avaliação e pela presença de vários tipos de fontes de incerteza.

Mais informações aqui

Formadores: José Figueiredo e Rui Abrantes

Curso de Especialização Obrigatório (28h)

ECTS: 2,5

Este curso pretende atuar no contexto, cultura e práticas de projeto, levando os formandos a desenvolver competências cruciais nesse domínio, seguindo, em termos conceptuais, o PMBOK, abordando levemente abordagens complementares e distintas como a Cadeia Crítica e Agile. Ao longo do curso será, também, desenvolvido um projeto, usando ferramentas de Gestão de Projetos.

Mais informações aqui

Formador: Émerson Corlassoli Corrêa

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

A proliferação de dados de fontes muito diferentes está a mudar o mundo dos negócios. Estima-se que o volume de dados disponíveis aumenta dez vezes a cada cinco anos. 85% destes dados provêm de novas fontes e com novos formatos. Este curso pretende apresentar as mais recentes tecnologias e ferramentas de Business Intelligence e Advanced Data  Analytics para que o formando se torne um profissional-chave para a sua organização.

Mais informações aqui

Formadores: Margarida Catalão e Luís Mira Amaral

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este curso tem como objetivos ensinar os aspetos teórico práticos da Economia e a sua influência nos processos de Engenharia. Através da abordagem teórica de conceitos, exploram-se os impactos que os mesmos podem ter na decisão em contextos de Engenharia. A empresa e/ou organização é vista numa perspetiva de enquadramento na influência do Estado sendo que essas influências podem determinar as escolhas e opções com que o engenheiro no seu exercício tem de lidar.

Mais informações aqui

Formadora: Ana Póvoa e Ana Carvalho

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

A Gestão de Operações é uma área essencial para qualquer engenheiro que desenvolva funções ligadas à gestão da produção de bens e serviços, em qualquer organização. Estas funções requerem uma constante atualização de conceitos e procedimentos ao nível dos decisores. Este curso capacita os formandos de competências chave na gestão de operações, podendo estes conteúdos ser aplicados a qualquer empresa industrial ou de serviços.

Mais informações aqui

Formador: Joaquim Evaristo da Silva

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este curso visa ajudar a ultrapassar muitas das deficiências de gestão operacional que caraterizam uma boa parte das empresas nacionais, nomeadamente, as empresas de engenharia, por um lado, e, por outro, dar uma perspetiva de integração e progressão de carreira dos responsáveis pela gestão.

Mais informações aqui

Formadores: Margarida Catalão e Luís Mira Amaral

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este curso é focado nos conceitos fundamentais da concorrência e estratégia empresarial em mercados oligopolistas, sendo abordadas estratégias de fixação do preço, de diferenciação do produto, ou de barreiras à concorrência, com vista à obtenção, consolidação e exploração de poder de mercado. Os conteúdos programáticos incluem ainda a análise dos impactos da política de concorrência, estratégias de fusões e aquisições, integração, desintegração, diversificação e internacionalização.

Mais informações aqui

Formador: António Quintino e Mário Coutinho dos Santos

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

O curso visa dotar os licenciados e mestres em engenharia da compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor através da análise descritiva dos problemas envolvidos na gestão financeira.

Mais informações aqui

Formadora: Ana Póvoa e Susana Relvas

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este curso tem como objetivo ensinar o conceito de cadeia de abastecimento / Supply Chain, a sua gestão e a implicação das decisões. Pretende-se ainda que para as diferentes metodologias estudadas, o formando compreenda as vantagens e desvantagens, aplicando o conhecimento em casos não discutidos em aula.

Mais informações aqui

Formadora: Maggie João

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este Curso complementa as competências técnicas que o engenheiro já tem, criando assim um fórum focado na transmissão de conhecimento, partilha e experiência na área comportamental e das chamadas soft skills. Abordam-se ainda aspetos do Saber Ser e do Saber Estar que complementam as do Saber Fazer e do Saber que fazem parte da formação tradicional do engenheiro.

Mais informações aqui

Formadores: Joana Mendonça e João Picoito

Curso de Especialização Opcional (28h)

ECTS: 2,5

Este Curso fornece uma visão macro sobre a importância da inovação para o crescimento económico, tendências e comportamentos dos mercados e da sociedade em geral. Aborda também modelos e sistemáticas de inovação e a utilização da tecnologia na transformação das empresas e organizações, em particular nos desafios da digitalização.

Mais informações aqui

COORDENAÇÃO

Mónica Oliveira

Mónica Oliveira

Professora Catedrática | IST

VER BIOGGRAFIA
José Figueiredo

José Figueiredo

Professor Jubilado | IST

VER BIOGGRAFIA

PROJETO FINAL

O formando deve propor o tema e o seu supervisor aos Coordenadores do Programa, sendo que o orientador deverá ser escolhido de entre os coordenadores dos Curso de Especialização, que têm atividade letiva ativa no Técnico.

Pretende-se que o Projeto seja aplicado a um tema de elevado interesse para o formando e que incida num tema de qualquer uma das áreas cobertas nos cursos lecionados, podendo igualmente integrar conhecimentos de diferentes áreas. O Projeto deverá ser desenvolvido com uma perspetiva científica, usando abordagens descritivas, experimentais, conceptuais, teóricas ou mistas, acordadas com o orientador.

O Projeto deverá ser submetido na forma de relatório e será avaliado pela qualidade da aplicação de abordagens, métodos, técnicas e/ou sistemas de engenharia e gestão a um problema de gestão, sendo desenvolvido, idealmente, em 6 meses (extensível até 12 meses). O Projeto tem a atribuição de 12,5 ECTS.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do Programa de Especialização consiste na média ponderada pelos ECTS dos 7 Cursos de Especialização e do Projeto

  • ECTS significa “European Credit Transfer System”.
  • Os créditos ECTS são uma forma padronizada de contabilizar o trabalho desenvolvido pelo formando, incluindo a presença nas sessões, bem como o tempo de estudo e de avaliação.
  • No Técnico estabeleceu-se que 1 ECTS corresponde, tipicamente, a 28 horas de trabalho.

O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o preço é o mesmo para qualquer um dos formatos):

  • Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de ECTS.  No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização.
  • Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
  • O preço do Programa assume o pagamento individual de cada um dos 7 Cursos de Especialização (CE) no formato presencial (900€ cada); e o
  • Projeto Final (900€);
  • Diploma e Certificado de Programa de Especialização em Engenharia e Gestão.

O pagamento de cada CE deverá ser efetuado mediante a inscrição no mesmo.

O preço final deste Programa de Especialização sofrerá alterações caso o formando opte por fazer os CEs no formato à distância, ou caso o preço de algum dos CEs que o formando pretenda frequentar veja o seu preço alterado.

  • Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico: 20%;
  • Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%;
  • Membros da Ordem dos Engenheiros: 10% (a inscrição nos CEs deverá ser efetuada via OE);
  • Condições para Associações e protocolos empresariais.
João de Sousa GuimarãesADVOGADO
Read More
Trata-se de um curso muito completo, oferecido num enquadramento percetível tanto para quem lida diariamente com proteção de dados e pretenda aprofundar conhecimento, como para quem pretenda iniciar-se na temática. O curso é, por isso, de enorme capacitação profissional para quem nele participa e de uma mais valia inquestionável por ser disponibilizado por uma instituição como Instituto Superior Técnico.
Maria Antonieta RibeiroDPO - BRISA
Read More
Este curso é essencial para um DPO com formação jurídica e que apenas conhece a informática na ótica do utilizador. As lições aprendidas são, de facto, uma excelente e essencial ferramenta de trabalho.
Lina AlvesOFFICE MANAGER AND CORPORATE CONTROLLER - ZOMATO
Read More
Excelente mais valia para a atividade profissional.
Ivone Pita SoaresAdvogada
Read More
O balanço é claramente positivo, tanto pelo interesse prático do conteúdo programático, como pela excelente qualidade do corpo docente. Apresenta-se como um curso sério, indispensável para quem, não tendo formação de base em tecnologias da informação, exerça quaisquer funções no âmbito do RGPD.
Lara Feio
Read More
Vim de Braga de propósito para fazer estes cursos e não estou nada arrependida. Acho o curso uma mais-valia, muito denso ao nível do conteúdo, permitindo uma aprendizagem sobre os mais variados aspetos.
Nuno Pereira
Read More
Valeu muito a pena. Acho que o curso é extremamente rico ao nível dos conhecimentos que fornece. Enquanto DPO de um conjunto de entidades públicas e privadas acho extremamente relevante apostarmos neste tipo de formação, se tiver o selo de qualidade do Técnico ainda melhor.

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

As candidaturas para este programa devem ser feitas curso a curso.

Contacte-nos para se candidatar ao projeto final.

MAIS INFORMAÇÕES
  • Horário: Pós-laboral
  • Preço: 7200€
  • Formato: Presencial
  • Duração: 196h
CONTACTE-NOS
CURSOS RELACIONADOS
ARTIGO EM DESTAQUE
ciberseguranca
Cibersegurança

Cibersegurança, Pandemia e Desafios para as Empresas

A Transformação Digital trouxe riscos inimagináveis no tempo da outra …

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

As candidaturas para este programa devem ser feitas curso a curso.

Contacte-nos para se candidatar ao projeto final ou para mais informações relativamente a este programa.

Curriculum is empty

PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

BEM-VINDO!

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o e-mail de boas-vindas na sua caixa de correio.