Cibersegurança Operacional – Red Team

Curso de Especialização

Cibersegurança Operacional - Red Team
Duração
36h
Horário
Pós-laboral
Formato
Nível Técnico
Avançado
Preço
1680.00€

O curso Cibersegurança – Red Team dota os seus formandos das capacidades para fortalecer e melhorar os sistemas de cibersegurança de uma empresa, representando uma vantagem para quem se queira destacar no mercado de trabalho ou dentro da sua empresa.

O aumento de ciberataques sentido recentemente veio mostrar que todas as empresas têm vulnerabilidades para as quais devem estar preparadas, reforçando a necessidade de ter profissionais qualificados para dar resposta às ameaças crescentes. Um profissional de cibersegurança ofensivo (Red Team) é responsável por testar as defesas da organização, simulando ataques e expondo as fragilidades na segurança da empresa. Os membros da Red Team contribuem para fortalecer e melhorar os sistemas de cibersegurança de uma empresa, dado que são capazes de demonstrar os impactos dos ataques bem-sucedidos e revelar as práticas de cibersegurança que devem ser melhoradas e as que devem ser mantidas. Assim, obter estas capacidades representa uma vantagem para quem se queira destacar no mercado de trabalho ou dentro da sua empresa.

O curso Cibersegurança – Red Team dota os seus formandos das ferramentas, técnicas e metodologias mais utilizadas para executar ciberataques contra diferentes sistemas (Firewalls, IDS, IPS), usando diferentes métodos, incluindo a instalação de um Control & Command para ataques massificados, e em diferentes ambientes (máquina local e aplicações web). O curso está inserido no Programa de Especialização em CyberSec como obrigatório e esta edição será dada à distância, através de Zoom.

Objetivos

– Compreender as táticas mais comuns executadas por um ciber-atacante, conhecendo todo o ciclo de ataque transversal nos diversos ciberataques;
– Entender as técnicas mais comuns para ultrapassar sistemas defensivos (Firewalls, IDS, IPS), e compreender e instalar um Control & Command para ataques massificados;
– Executar um ataque em vários ambientes como, por exemplo, máquina local e aplicações web, bem como executar um ataque contra redes sem fios e ataques de engenharia social;
– Angariar informação para identificação da superfície de ataque do alvo, enumerar e mapear diversas ameaças, desenvolver exploits para explorar vulnerabilidades e executar e compreender as técnicas mais comuns de pós-exploração.

Destinatários

Profissionais licenciados em áreas técnicas e não-técnicas, com conhecimentos fundamentais em Linux, redes e Python e que desejem adquirir competências de requalificação ou atualização profissional para integrarem uma Red Team.

Estrutura

Resumo Conteúdo Programático

1. Guerra de Informação I
2. Guerra de Informação II
3. Guerra de Informação III
4. Guerra de Informação IV

Metodologia Formativa

Os ciberataques afetam o bom funcionamento de qualquer organização, pondo em causa grande parte dos seus serviços. A resiliência de uma empresa passa, entre outras coisas, pela sua preparação para estes ataques, não só no que toca à resposta, mas, sobretudo, à prevenção proativa contra os mesmos. No entanto, esta prevenção requer conhecimentos acerca do lado ofensivo, de modo a compreender quais são os ataques mais comuns e qual o seu funcionamento e saber o que ter em conta para fortalecer e melhorar a cibersegurança da organização. A Red Team tem como objetivo atacar a empresa e penetrar o sistema de segurança, para evidenciar as maiores vulnerabilidades e mostrar os impactos dos ataques bem-sucedidos, levando a um maior entendimento das práticas de cibersegurança que devem ser melhoradas e as que devem ser mantidas.

O curso Red Team tem como principal objetivo dotar os formandos das ferramentas, técnicas e táticas mais utilizadas para executar ciberataques contra diferentes sistemas (Firewalls, IDS, IPS), usando diferentes métodos, incluindo a instalação de um Control & Command para ataques massificados, e em diferentes ambientes (máquina local e aplicações web). Assim, o curso apresenta os conceitos teóricos e práticos de perfil ofensivo, com particular ênfase na sua aplicação prática.

O curso está divido em 4 módulos, sendo três deles teórico-práticos e um prático.

O primeiro e o segundo módulo têm como objetivo que os formandos conheçam o ciclo de ataque, bem como compreender as frameworks ofensivas utilizadas e as boas práticas de reporting dos ataques. Adicionalmente, pretende-se que os formandos conheçam e saibam executar os ciberataques mais frequentes, sendo capazes de criar um toolkit ofensivo que permita a realização dos mesmos.

O terceiro e o quarto módulo têm como objetivo que os formandos conheçam diferentes tecnologias e redes sem-fios, sabendo executar ataques às mesmas com variados objetivos e fins.

Este curso tem uma forte componente prática, onde os formandos são incentivados a colocar as aprendizagens em prática, nomeadamente em laboratórios, onde terão a oportunidade de simular ciberataques de um modo semi-autónomo. O curso será lecionado com o apoio de muitos exercícios e exemplos práticos, que ajudam a consolidar o conteúdo teórico apresentado.

Recursos Materiais Pedagógicos

Para realização do módulo 3, os formandos terão que usar também a plataforma de hardware com as seguintes características, que será disponibilizada pelo Técnico+:
– Antena WIFI Alfa – Network;
– Digispark Rev.3 Kickstarter ATTiny85;
Terão ainda acesso, durante o curso, à subscrição da Cidade Virtual para ataque e defesa, plataforma de treino da CyberS3c® Ciberium.

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou para esclarecer dúvidas e obter mais informações consulte o

Avaliação

O formando pode optar por fazer este curso nos formatos seguintes (o valor é o mesmo para qualquer um dos formatos):
– Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de 5 ECTS. No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização;
– Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de créditos ECTS, requerendo, pelo menos, 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
A avaliação consiste em exercícios práticos no final de cada módulo, valendo 100% da nota final.

As condições de aprovação para o Diploma de Curso de Especialização são uma classificação acima de 10 valores nos exercícios.

Cibersegurança Operacional - Red Team

ECTS

5

Formato

Preço (PVP)

1680.00€

Condições Especiais

Bolsa AI4Gov-X: reembolso de 50% dos custos associados à participação no curso (inscrição e, quando aplicável, deslocação e alojamento).

– Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico
– Membro da Ordem dos Engenheiros (a inscrição deverá ser efetuada via Portal Ordem dos Engenheiros)
– Membro da Rede Alumni do Instituto Superior Técnico
– Alumni Técnico+
– Associado da APDC
– Bolsa de Formação OERS (Região Sul)
– Outras Condições para Associações e protocolos empresariais

Para mais informações contacte carmen.silva@tecnicomais.pt

MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Candidate-se ou para esclarecer dúvidas e obter mais informações consulte o

CandidaturaContacte-nosPrograma