Avaliação e Reforço de Edifícios Existentes de Betão Armado

Curso de Formação

Avaliação e Reforço de Edifícios Existentes de Betão Armado

FUNDEC

(+351) 218 418 042

fundec@tecnico.ulisboa.pt

MAIS INFORMAÇÕES

O curso tem como objectivo transmitir a formação necessária para a avaliação e reforço de edifícios existentes de Betão Armado tendo em conta o novo enquadramento regulamentar nacional e Europeu. Para além dos fundamentos teóricos, o curso terá uma componente prática que envolverá a modelação e análise em regime não-linear de um edifício de Betão Armado, a avaliação da segurança sísmica da estrutura assim como a definição da intervenção de reforço.

 

A reabilitação urbana tem estado na ordem do dia nos últimos anos, como resultado da profunda crise da construção. Nos últimos meses este assunto tornou-se ainda mais presente atendendo ao novo enquadramento regulamentar constituído pelo Decreto-Lei 95/2019, pelo Despacho Normativo 21/2019 e pela Portaria 302/2019. No referido Decreto-Lei são definidas as situações em que a reabilitação de edifícios fica sujeita à elaboração de um relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica e a eventual necessidade de reforço dos edifícios. Estes estudos devem ser desenvolvidos de acordo com as normativas Europeias para a avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes.

GERIDO POR
logo_FUNDEC-01-1024x171

Formação necessária para o reforço sísmico de edifícios de Betão Armado, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei 95/2019, Despacho Normativo 21/2019 e Portaria 302/2019) e envolvendo os seguintes domínios:

  • Avaliação da segurança estrutural de edifícios antigos de Betão Armado, com enfoque no processo de caracterização da estrutura existente e no desenvolvimento de modelos numéricos para realização de análises estáticas em regime não-linear;
  • Aplicação da Parte 3 do Eurocódigo 8 na avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes;
  • Dimensionamento de intervenções de reforço;
  • Avaliação da segurança estrutural de edifícios reforçados.

Engenheiros civis e outros técnicos que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio do projeto de reforço sísmico de estruturas de Betão Armado.

Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019, Portaria n.º 302/2019, Parte 3 do Eurocódigo 8.

Metodologias de inspecção de estruturas de Betão Armado (caracterização da geometria, materiais, disposição construtivas), métodos de análise, modelação estrutural e verificação da segurança sísmica.

Metodologias de reforço local e global, dimensionamento de intervenções de reforço e avaliação da segurança sísmica dos edifícios reforçados.

Avaliação sísmica de um edifício de betão armado recorrendo a análises estáticas não lineares, dimensionamento da solução de reforço e avaliação do pórtico reforçado.

Apresentação de casos de estudo de intervenções de reforço sísmico em edifícios antigos de betão armado e discussão das metodologias implementadas.

Rita Bento

Rita Bento

Professora Associada | IST

VER BIOGRAFIA
José Miguel Castro

José Miguel Castro

Professor Auxiliar | FEUP

700€ + IVA 23% (861€)

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

MAIS INFORMAÇÕES
GERIDO POR
logo_FUNDEC-01-1024x171
CURSOS RELACIONADOS
ARTIGO EM DESTAQUE

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Curriculum is empty

PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

BEM-VINDO!

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o e-mail de boas-vindas na sua caixa de correio.