Curso de Formação

Técnicas de Construção com Terra

Técnicas de Construção com Terra

Apresentação

O presente curso será um de quatros cursos dirigidos à temática da construção com terra e que terão lugar ao longo do ano de 2020 e do primeiro semestre de 2021:

Curso 1: “Técnicas de construção com terra”
Curso 2: “Taipa”
Curso 3: “BTC”
Curso 4: “Revestimentos”

Numa altura em que as questões da sustentabilidade ambiental estão na ordem do dia e em que o mercado procura novas soluções construtivas, mais amigas do ambiente e com maior conforto térmico, a construção com terra surge como uma técnica alternativa de grande valor. Nos últimos anos a construção com terra tem sido procurada, mas a falta de conhecimento sobre esta matéria por parte de muitos dos engenheiros civis e arquitectos, bem como dos empreiteiro, tem limitado a sua aplicação. De facto, a actual maior limitação da construção com terra, seja em taipa, adobe ou com BTC, é precisamente o reduzido conhecimento que os técnicos têm sobre este material e sobre a sua tecnologia. O ciclo de cursos que se planeia para o ano de 2020 tem, precisamente, o objectivo de divulgar junto da comunidade técnica (arquitectos, engenheiros civis e outros) as vantagens da construção em terra, os materiais a utilizar, as técnicas para a sua caracterização e prescrição, as soluções e os procedimentos construtivos a adoptar, bem como soluções de reparação, aplicáveis a intervenções de reabilitação de construções existentes. Serão apresentados casos práticos, disponibilizados elementos de estudo e prevê-se a realização de diversos ateliers práticos para manuseamento do material e para execução de protótipos. Prevê-se que nos cursos temáticos sobre técnicas específicas a realização de ateliers fora do espaço do IST.

Objetivos

O primeiro curso desta série de 4 cursos sobre a construção com terra tem um carácter introdutório e geral, se bem que com uma forte componente de aplicação. Pretende-se introduzir as várias técnicas e descrever os respectivos procedimentos. Serão abordadas as várias soluções construtivas e materiais, incluindo as técnicas de caracterização dos materiais e a sua prescrição em caderno de encargos. Haverá lugar a exercícios práticos, com manuseamento dos materiais.

Perfil de candidato

Arquitectos, engenheiros civis e outros técnicos interessados nas técnicas de construção com terra.

Coordenadores

  1. António Sousa Gago
    António Sousa Gago

    António Sousa Gago

    antonio.gago@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor Auxiliar do IST (área Científica de Mecânica Estrutural Estruturas), especialista em Estruturas (Ordem dos Engenheiros), Vice Presidente e Fundador da SPEHC - Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção, tem desenvolvido atividade profissional e de investigação na área da avaliação estrutural / sísmica e reforço de estruturas de edifícios antigos.
  2. Miguel Rocha
    Miguel Rocha

    Miguel Rocha

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

Preços e Condições Especiais

Preço:

240€+ IVA 23% (295,2€)

Plano de Estudos

Localização: IST  DECivil

Horário: 18h00 às 22h00

As aulas teóricas em ambiente de sala de aula e as práticas no laboratório do DECivil.

 

 

Módulo Formador ECTS
26 de Março 2020
    27 de Março 2020

      Em Cooperação Com

      Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

      Elogios, sugestões ou reclamações?