Curso de Formação

Saneamento Urbano e Adaptação a Alterações Climáticas nos PALOP - Problemas, Desafios e Discussão de Soluções

Saneamento Urbano e Adaptação a Alterações Climáticas nos PALOP - Problemas, Desafios e Discussão de Soluções
Período de Candidaturas

17 dez 2019 a 13 fev 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

553,50 EUR

Duração

11 horas

Apresentação

O curso respeita o saneamento urbano e adaptação das infraestruturas e serviços às alterações climáticas em Países em Desenvolvimento, com ênfase nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Em particular nas últimas décadas, os desafios colocados com as necessidades de infra-estruturação de grande escala, envolvendo avultados investimentos em sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais naqueles países, e a necessidade de promover soluções sustentáveis face à evolução do território e de solicitações diversas, como as decorrentes de alterações climáticas (AC), conduziram ao desenvolvimento de novas abordagens, mais sustentáveis e resilientes, com soluções mais verdes, de controlo na origem, e com cadeias de serviços mais sustentáveis, com minimização de recursos em termos de materiais, energia e reagentes, e utilização dos subprodutos de tratamento: lamas (bio-sólidos) e efluentes tratados, para benefício da economia e bem-estar social. Nesse contexto, a abordagem tradicional, através de drenagem enterrada, com colectores com diâmetros crescentes para jusante, e soluções centralizadas de tratamento em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), grandes consumidoras de energia, de reagentes e de outros recursos, não se revela, frequentemente, adequada para resolver de forma satisfatória os problemas e desafios crescentes que o sector enfrenta. A adaptação às alterações climáticas das infra-estruturas de saneamento, deve iniciar-se na fase inicial do planeamento urbanístico, e basear-se em soluções flexíveis que permitam a gestão adaptativa dos sistemas face às incertezas do futuro. Esta acção de formação é dedicada à concepção, dimensionamento e gestão de sistemas de saneamento, face aos desafios das alterações climáticas. Divulgar-se-ão as novas tendências ou abordagens de planeamento e concepção de infraestruturas, nomeadamente em Países em Desenvolvimento, com vista a promover a adaptação dos serviços e sistemas existentes, exemplificando as situações com casos práticos.

Objetivos

O principal objectivo desta acção de formação consiste na capacitação de quadros técnicos no que se refere às novas abordagens de planeamento e concepção de infra-estruturas de saneamento, em termos de águas residuais domésticas e de lamas fecais, aplicáveis em particular nos PALOP.

Perfil de candidato

O curso é dirigido a técnicos superiores da administração local, regional e central, bem como técnicos de empresas e instituições públicas ou privadas interessadas nos domínios de saneamento e ambiente.

Coordenadores

  1. José Saldanha Matos
    José Saldanha Matos

    José Saldanha Matos

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL) da área disciplinar de Ambiente e Recursos Hídricos. Fellow da International Water Association (IWA), de que fez parte do Governing Board, e Presidente da European Water Association (EWA) (2017-2019). Orientou 19 doutoramentos e pertenceu ao Júri de 30, sendo arguente de 12 doutoramentos no Estrangeiro (Reino Unido, Holanda e Dinamarca). Fundador das Empresas Hidra, Hidráulica e Ambiente Lda., em 1992, e Vflow.Ges, Gestão Avançada de Sistemas de Saneamento e Ambiente, Lda., em 2009. Consultor ou autor, em 40 anos de atividade profissional liberal, de cerca de 380 projetos no âmbito dos serviços de água e ambiente, em Portugal e no exterior incluindo, nos últimos 5 anos, o abastecimento de água a Dar-El-Salem, drenagem e saneamento da zona metropolitana de Maputo, saneamento das ilhas do Fogo e Brava e drenagem pluvial das cidades de lisboa, Águeda e Albufeira.
  2. Filipa Ferreira
    Filipa Ferreira

    Filipa Ferreira

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora Auxiliar do Instituto Superior Técnico, desde 2006. Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Hidráulica e Engenharia Sanitária, incluindo o domínio do saneamento urbano, drenagem e tratamento de águas residuais, drenagem de águas pluviais e controlo de inundações. Mantém atividade profissional liberal como consultora, tendo experiência internacional em estudos, planos e projetos desenvolvidos para Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Tanzânia.

Bolsas e Descontos

Preço: 

553,5€  (450€+IVA)

IVA=23%

Plano de Estudos

Localização: IST-DECivil

Horário: 9h00 às 17h00

Módulo Formador ECTS
Apresentação geral do curso. O saneamento em Portugal e nos PALOP: Ciclo urbano de utilização da água. Desafios, oportunidades e perspetivas.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Origem, quantificação e natureza de águas residuais. Componentes e tipos de sistemas. Principais riscos e disfunções.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Alterações climáticas: impacto no sector dos recursos hídricos e nos serviços de água e saneamento. Estratégias de adaptação e mitigação de emissão de GEE.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Drenagem pluvial em meio urbano: soluções de reserva e de controlo na origem.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Introdução à qualidade de água e controlo da poluição. Conceitos básicos de tratamento de águas residuais. Operações e processos unitários. Reutilização de efluentes e recuperação de resíduos.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Esquemas de tratamento de águas residuais. Bases de concepção e dimensionamento de sistemas “low-cost”. Potencialidades e condicionalismos de implantação.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Operação e manutenção de sistemas de saneamento: colectorese ETAR. Estratégias de planeamento e sustentabilidade dos serviços.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira
Casos práticos ilustrativos. Exercícios de aplicação.
  • José Saldanha Matos
  • Filipa Ferreira

Em Cooperação Com

Mais informações e inscrições

Para mais informações sobre este curso, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?