Curso de Formação

Inteligência Artificial e Ciência de Dados para Executivos (Data Science)

Este curso, destinado a Executivos, Administradores e Gestores de topo, pretende apresentar os conceitos do Data Science e aprofundar as razões pelas quais se tornou um fator tão importante para o sucesso empresarial.  

Brochura do Curso

Inteligência Artificial e Ciência de Dados para Executivos (Data Science)

Apresentação

Porque se tornou a ciência de dados um fator tão importante para o sucesso empresarial? Analytics, ou análise de dados, a aplicação mais significativa da Inteligência Artificial, tornou-se uma ferramenta crucial para o desenvolvimento dos negócios nas mais diversas áreas, como por exemplo, finanças, saúde, retalho, comunicações, transporte e logística. A utilização de exemplos concretos de aplicação combinada com uma introdução aos conceitos fundamentais das principais tecnologias, permitirá perceber como a análise de dados pode ser usada para apoiar e desenvolver as suas necessidades empresariais, em áreas que incluem o processamento de linguagem natural, o tratamento de imagem e vídeo e a análise de dados estruturados.

Objetivos

– Entender o que é Inteligência Artificial e como é que o data analytics pode ser usado para melhorar os resultados da sua empresa

– Conhecer os princípios por trás do machine learning e data analytics

– Tomar contato com a aplicabilidade de redes neuronais, as árvores de decisão e os algoritmos bayesianos para extrair dados empresariais relevantes

– Conhecer algumas tecnologias e aplicações concretas de machine learning

– Conhecer as capacidades de software de machine learning através de exemplos práticos e pré-configurados

Perfil de candidato

Executivos, Administradores e Gestores de topo.

Coordenadores

  1. Arlindo Oliveira
    Arlindo Oliveira

    Arlindo Oliveira

    arlindo.oliveira@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor do Departamento de Informática do Técnico, é, atualmente, Presidente da instituição e membro do seu conselho executivo. Obteve um PhD da UC Berkeley em 1994, após um bacharelado e um mestrado pelo IST, em 1986 e 1989, respetivamente. As suas principais áreas de interesse são Algoritmos e Complexidade, Machine Learning, Bioinformática e Design de Circuitos Digitais. Trabalhou no CERN, Cadence Laboratories e INESC-ID. É membro da Academia Portuguesa de Engenharia e membro sénior do IEEE.

Plano de Estudos

– Localização: Hotel Altis Belém

– O programa conta com quatro sessões (duas na parte da manhã e duas na parte da tarde) com pausa para coffee break e almoço.

 

Módulo Formador ECTS
Introdução
  • Arlindo Oliveira
Fundamentos de Ciência de Dados
  • Cláudia Antunes
  • Arlindo Oliveira
Aprendizagem Não-Supervisionada
  • Rosário Oliveira
  • Maria da Conceição Amado
Aprendizagem Supervisionada
  • Mário Figueiredo
Aprendizagem Automática para Análise de Textos
  • Mário Gaspar da Silva
Caso de Estudo - Atendimento ao Cliente Inteligente
  • Marco Vicente, Novabase
Elogios, sugestões ou reclamações?