Curso de Formação

Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e Alterações Contratuais nos Contratos de Empreitadas de Obras Públicas

Este curso tem como objetivo dotar os responsáveis por contratos de empreitadas de obras públicas de formação específica que lhes permita gerir eficazmente situações que envolvam erros e omissões, trabalhos complementares e alterações contratuais.

Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e Alterações Contratuais nos Contratos de Empreitadas de Obras Públicas
Período de Candidaturas

17 dez 2019 a 21 jan 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

307,50 EUR

Duração

4 horas

Apresentação

É praticamente inevitável a ocorrência de trabalhos complementares nos contratos de empreitadas de obras públicas, face ao nível de incerteza que normalmente encerram. A mais recente revisão legislativa introduz alterações muito significativas não só no que respeita aos conceitos de erros e omissões, trabalhos complementares e trabalhos a menos mas também na sua responsabilização e limites toleráveis para a sua contratação. Assim, importa dotar os responsáveis pela direcção deste tipo de contratos, quer se situem do lado do empreiteiro quer se situem do lado do dona da obra, de formação específica que lhes permitam gerir eficazmente estas situações. É nesta perspectiva que se enquadra este curso, potenciando aos formandos a capacidade de aplicar os princípios normativos associados a erros e omissões, trabalhos complementares e alterações contratuais no âmbito das empreitadas de obras públicas.

Objetivos

  • Conhecer os conceitos de Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e alterações contratuais nos contratos de empreitadas de obras públicas;
  • Perceber as causas da ocorrência de Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e alterações contratuais nos contratos de empreitadas de obras públicas e formas de mitigação;
  • Conhecer as circunstâncias e limites de execução dos trabalhos de suprimento de Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e alterações contratuais;
  • Ser capaz de aplicar os princípios normativos associados a Erros e Omissões, Trabalhos Complementares e alterações contratuais no âmbito das Empreitadas de Obras Públicas.

Perfil de candidato

O curso destina-se a quadros superiores de entidades adjudicantes e quadros técnicos de empresas de construção e obras públicas.

Coordenadores

  1. José Antunes Ferreira
    José Antunes Ferreira

    José Antunes Ferreira

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    É licenciado e doutor em Engenharia Civil pelo Técnico e Professor Associado com Agregação do IST, responsável por várias disciplinas. Foi membro da Comissão Diretiva do CESUR e é atualmente Vice-Presidente do OPET. Nos últimos 25 anos coordenou centenas de projetos e estudos na sua área de especialidade.

Plano de Estudos

Localização: IST-DECivil

Horário: 9h30 às 13h00

Módulo Formador ECTS
Conceito de Erros e Omissões
  • José Antunes Ferreira
A Gestão de Erros e Omissões
  • José Antunes Ferreira
A Gestão de Erros e Omissões e Medidas mitigadoras
  • José Antunes Ferreira
Responsabilidades em termos de Erros e Omissões
  • José Antunes Ferreira
Conceito de Trabalhos Complementares
  • José Antunes Ferreira
A Gestão de Trabalhos Complementares
  • José Antunes Ferreira

Em Cooperação Com

Mais informações e inscrições

Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?