Curso de Formação

Elaboração de Cadernos de Encargos

Este curso tem como objectivo identificar os problemas chave que terão que ser tratados e resolvidos a nível de caderno de encargos e dar conta de soluções práticas eficientes para esses problemas chave.

Elaboração de Cadernos de Encargos
Período de Candidaturas

3 fev a 16 mar 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

615 EUR

Duração

10 horas

Apresentação

O Caderno de Encargos é uma peça concursal obrigatória em todos os procedimentos de contratação pública. É um documento onde estão definidas as regras de gestão do fornecimento quer seja de bens, serviços ou empreitadas e que correspondem a cláusulas contratuais a serem observadas nesses fornecimentos. Trata-se portanto de um documento fundamental para garantir uma gestão eficiente e eficaz de qualquer contrato de fornecimento. Neste curso procura-se apresentar as normas, os processos, os procedimentos, as obrigações os deveres, os parâmetros que legalmente devem informar este documento (em termos de contratação pública), mas também os que, não sendo legalmente exigíveis são fundamentais para potenciar uma execução contratual que corresponda aos objectivos das entidades contratantes.

Objetivos

O Caderno de Encargos de uma prestação de serviços ou de uma empreitada constitui um documento fundamental para garantir um fornecimento aos níveis de qualidade pretendidos. Assim, este curso tem como objectivo identificar os problemas chave que terão que ser tratados e resolvidos a nível de caderno de encargos e dar conta de soluções práticas eficientes para esses problemas chave. Abordam-se igualmente as questões relacionadas com a forma e o conteúdo do documento, bem como da dificuldade de implementação das soluções que são preconizadas

Perfil de candidato

O curso destina-se a quadros superiores de entidades adjudicantes e quadros técnicos de empresas de construção e obras públicas.

Coordenadores

  1. José Antunes Ferreira
    José Antunes Ferreira

    José Antunes Ferreira

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    É licenciado e doutor em Engenharia Civil pelo Técnico e Professor Associado com Agregação do IST, responsável por várias disciplinas. Foi membro da Comissão Diretiva do CESUR e é atualmente Vice-Presidente do OPET. Nos últimos 25 anos coordenou centenas de projetos e estudos na sua área de especialidade.

Bolsas e Descontos

Preço:

500€+ IVA 23% (615 €)

Plano de Estudos

Localização: IST  DECivil

Horário: 9h30 às 17h30 (1º dia)
9h30 às 13h00 (2º dia)

Módulo Formador ECTS
Papel do Caderno de Encargos em Processo de Contratação de Empreitadas
    Problemas Fundamentais
      Estrutura Formal e Conteúdo do Documento
        Exemplos de Cadernos de Encargos e Discussão das Dificuldades de Implementação

          Em Cooperação Com

          Mais informações e inscrições

          Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

          Brochura do Curso Inscreva-se já!

          Elogios, sugestões ou reclamações?