Curso de Formação

Classificação de Terrenos de Acordo com o Eurocódigo 8

Classificação de Terrenos de Acordo com o Eurocódigo 8

Apresentação

Este curso tem como objectivo apresentar os fundamentos e exemplos práticos de aplicação da classificação de terrenos de acordo com o Eurocódigo 8 para estimar os efeitos de sítio sísmicos, em particular do factor S.
Serão apresentados e discutidos os erros mais comuns observados na prática profissional e identificados os métodos mais adequados para obter a classificação do terreno

Objetivos

• Apresentar os fundamentos e exemplos práticos de aplicação da classificação de terrenos de acorodo com o Eurocódigo 8 para estimar os efeitos sítio sísmicos, em particular do fator S.

• Apresentação e discussão dos erros mais comuns observados na prática profissional e identificados os métodos mais adequados para obter a classificação do terreno.

 

Perfil de candidato

O curso destina-se a engenheiros civis, engenheiros geólogos, geólogos, técnicos e outros profissionais envolvidos nas fases de conceção, estudo prévio, projeto e construção de obras em zonas sísmicas.

Coordenadores

  1. Rui Carrilho Gomes
    Rui Carrilho Gomes

    Rui Carrilho Gomes

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor Auxiliar de Geotecnia do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Obras Geotécnicas, Engenharia Sísmica, Modelação Numérica e Ensaios Sísmicos de Superfície. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros e foi membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica. Mantém atividade profissional de consultoria nos domínios da Geotecnia e da Engenharia Sísmica em Portugal e no estrangeiro.

Preços e Condições Especiais

50€ + IVA 23% (61,5€)

Plano de Estudos

Horário: 18h00 às 20h00

Módulo Formador ECTS
Apresentação do Curso
  • Rui Carrilho Gomes
Efeitos sísmicos
  • Rui Carrilho Gomes
Terrenos tipo Eurocódigo 8: situação atual e revisão em curso
  • Rui Carrilho Gomes
Casos práticos baseados em prospeção geotécnica corrente
  • Rui Carrilho Gomes
Elogios, sugestões ou reclamações?