Curso de Formação

CiberSegurança para Gestores

O programa “CiberSegurança para Gestores” foi concebido conjuntamente entre a CATÓLICA-LISBON e o TÉCNICO+ com o objetivo de promover uma visão dos riscos atuais associados às Tecnologias de Informação e das práticas de Gestão destinadas a proteger as organizações, abordando componentes tecnológicas e humanas dos sistemas de informação, com especial atenção às suas vulnerabilidades.

CiberSegurança para Gestores
Período de Candidaturas

29 jul a 17 nov 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

1 900 EUR

Duração

21 horas

Apresentação

O programa “CiberSegurança para Gestores” foi concebido conjuntamente entre a CATÓLICA-LISBON e o TÉCNICO+ com o objetivo de promover uma visão dos riscos atuais associados às Tecnologias de Informação e das práticas de Gestão destinadas a proteger as organizações, abordando componentes tecnológicas e humanas dos sistemas de informação, com especial atenção às suas vulnerabilidades.

São também, identificados os riscos, assim como os recursos para os gerir, seguindo-se uma visão integrada da governance de todos esses recursos, com um foco particular nas pessoas. O programa termina com as atividades necessárias à criação de um plano de proteção dos sistemas informáticos no que diz respeito à CiberSegurançae também com um exercício da tomada de decisão sob pressão em caso de ataque.

 

A importância da CiberSegurança nas Organizações

A CiberSegurança é mais importante que nunca, tendo em conta a recente mudança de paradigma social e laboral. As organizações e indivíduos estão ainda mais dependentes de dispositivos digitais, sendo a internet o principal canal para trabalhar, para o contacto e partilha de informações entre equipas, amigos e famílias.

Esta situação leva, inevitavelmente, a um aumento da exposição a ciberataques. Alguns exemplos: em abril 2020, a OMS informou que, desde o início da pandemia da COVID-19, houve um grande aumento no número de ciberataques direcionados aos seus colaboradores e em e-mails fraudulentos destinados ao público em geral; a Honda e a Life Healthcare foram também atingidas por ciberataques em junho 2020. Estes ataques causam sérios danos, que vão desde a perda de receitas a pedidos de resgate.

 

» Candidate-se Aqui

Objetivos

Compreender os sistemas de informação atuais e suas principais vulnerabilidades;

Compreender a importância do fator humano na defesa da infraestrutura informática;

Tomar contacto com a cultura de ataque aos sistemas de informação;

Compreender a arquitetura da infraestrutura de sistema de informação a proteger;

Tomar contacto com as principais técnicas, abordagens e tecnologias usadas na proteção dos sistemas;

Saber como gerir o risco e o acesso às fontes de informação e organizações disponíveis para participar na defesa conjunta infraestrutura tecnológica;

Estar preparado para reagir a ataques aos sistemas de informação, nomeadamente na tomada de decisão em ambiente de crise;

Conhecer as soluções de governance mais apropriadas e as funções necessárias à gestão da CiberSegurança;

Saber desenhar e gerir um plano de CiberSegurança.

Perfil de candidato

Este programa destina-se aos gestores de todos os sectores que enfrentam o risco de exposição a ataques informáticos e que necessitem de ter o conhecimento do tema necessário para participar efetivamente na discussão dos problemas, análise de soluções e tomada de decisão.

Alta direção;

Gestores da estratégia do negócio;

Consultores;

Chefes de projeto de transformação digital.

Destina-se também a outros interessados no tema.

Coordenadores

  1. Miguel Pupo Correia
    Miguel Pupo Correia

    Miguel Pupo Correia

    miguel.p.correia@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Miguel Pupo Correia é Professor Associado com Agregação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador sénior do INESC-ID. Tem estado envolvido em vários projetos de investigação no âmbito da cibersegurança e privacidade, entre os quais se destacam os projetos europeus MAFTIA, CRUTIAL, ReSIST, TCLOUDS, PCAS, SafeCloud, QualiChain e SPARTA. Os seus principais interesses são: blockchain e consenso bizantino; segurança e confiabilidade da cloud; trusted computing; segurança de software; segurança e confiabilidade móvel; deteção de intrusões e big data analytics; e segurança de comunicações.
  2. Paulo Cardoso do Amaral
    Paulo Cardoso do Amaral

    Paulo Cardoso do Amaral

    pca@clsbe.lisboa.ucp.pt

    Ver mais
    Professor da CATÓLICA-LISBON há 24 anos, tendo lecionado disciplinas de MBA na China, França, Bélgica, Tunísia e Marrocos. É atualmente administrador do Grupo ExpoMundo na área da hotelaria e turismo, tendo sido administrador do Grupo Sinfic, com o pelouro da internacionalização e diretor de primeira linha para a Organização e Informática nas empresas de Seguros do Grupo CGD e da Portugal Telecom. É doutorado em Sistemas de informação pela Universidade de Paris e MBA em Gestão internacional pela UCP. Adicionalmente, é autor do livro “Top Secret” em inteligência Competitiva e co-autor do livro “Capital Conhecimento”.

Preços e Condições Especiais

Preço: 1900€

Este valor inclui:

• todo o material pedagógico, nomeadamente os livros, manuais e outra documentação de apoio;
coffee breaks;
 todas as atividades associadas às sessões que decorrerão em regime  residencial (alojamento, refeições, atividades culturais);
 lugar reservado no parque de estacionamento da Universidade Católica Portuguesa;
 jantar da sessão de encerramento.

 

Descontos aplicáveis:

Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico: 20%;
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%;
– Condições para Associações e protocolos empresariais.

Para mais informações em relação aos descontos aplicáveis, contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Horário: O programa decorre 4ª, 5ª e 6ª-feira, das 17h30 às 21h (consulte o horário completo aqui)

Local: CATÓLICA-LISBON

Módulo Formador ECTS
1. O que é preciso saber de tecnologia para abordar a CiberSegurança
  • Pedro Adão
2. O que é preciso saber de CiberSegurança
  • Miguel Pupo Correia
3. Como gerir CiberSegurança de forma proactiva
  • Rui Shantilal
4. Os mecanismos práticos de CiberSegurança para managers.
  • Nelson Escravana
5. Governance de CiberSegurança
  • Paulo Cardoso do Amaral
6. Como construir o seu Plano de CiberSegurança
  • João Ribeiro da Costa

Em Cooperação Com

Mais informações e inscrições

De forma a proceder à inscrição, aceda ao link em cima "Candidate-se Aqui" ou envie um e-mail para ana.marisa.santos@ucp.pt

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?