Curso de Formação

Certificação da sustentabilidade no edificado (Sistema LiderA)

O curso de Certificação da Sustentabilidade no Edificado prentende abordar os principais aspetos da sustentabilidade a considerar no desenvolvimento de empreendimentos e projetos, na perspetiva da construção sustentável segundo o LiderA, formando assessores LiderA.

Certificação da sustentabilidade no edificado (Sistema LiderA)

Apresentação

Nos últimos anos a sustentabilidade tem surgido como um dos aspetos a considerar nos edifícios, zonas urbanas e empreendimentos.
O sistema LiderA, criado em Portugal, tem vindo a ser utilizado por múltiplos promotores, projetistas, gestores privados e organismos públicos, nos empreendimentos para o desenvolvimento e certificação da sustentabilidade da construção e operação de forma eficiente.
O mercado mudou e é essencial assegurar melhorias estruturais que permitam criar valor com a sustentabilidade, sendo fundamental a forma de assessoria para selecionar essas soluções.

Objetivos

O curso tem em vista fornecer abordagens para incluir os principais aspetos da sustentabilidade a considerar no desenvolvimento de empreendimentos e projetos, na perspetiva da construção sustentável segundo o LiderA, formando assessores LiderA.

Perfil de candidato

Promotores, projetistas, gestores e profissionais de arquitetura, engenharia civil, ambiente e mecânica, entre outros, interessados em ser assessores do LiderA.

Coordenadores

  1. Manuel Duarte Pinheiro
    Manuel Duarte Pinheiro

    Manuel Duarte Pinheiro

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT/UNL (1985), Doutorado com tese sobre Sistemas de Gestão Ambiental para a Construção Sustentável. É professor do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Técnico, onde é responsável por disciplinas de Impactes Ambientais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Em Cooperação Com

Elogios, sugestões ou reclamações?