Curso de Formação

BIM na Reabilitação: da Nuvem de Pontos ao Modelo de Informação 3D

BIM na Reabilitação: da Nuvem de Pontos ao Modelo de Informação 3D
Período de Candidaturas

20 fev a 13 abr 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

485,85 EUR

Duração

15 horas

Apresentação

O uso de modelos BIM no armazenamento e gestão de informação tem hoje grande aceitação nas áreas da nova construção e arquitectura e a metodologia de trabalho está estabelecida, porém é no campo da reabilitação, nomeadamente do edificado com valor patrimonial, que o seu uso se torna desafiante. As geometrias irregulares, a complexidade das formas e o elevado detalhe arquitectónico geralmente impossibilitam o recurso a modelos paramétricos tridimensionais e o recurso a sistemas de varrimento laser para aquisição da geometria real dos objectos é hoje em dia uma forte aposta destes sectores. Neste curso pretende-se que o formando tome contacto com os conceitos e princípios orientadores dos modelos BIM, que acompanhe o processo de aquisição de informação através do recurso a sistemas de varrimento laser e que ativamente participe no processo de conversão da nuvem de pontos em elementos BIM. Nesse sentido o formando terá a oportunidade de desenvolver um modelo simples 3D BIM a partir da nuvem de pontos e recorrendo ao software REVIT. Serão ainda abordados os pontos relativos ao armazenamento da informação, em diferentes formatos (texto, url, imagens) em bases de dados associadas aos elementos e a construção de cenários de visualização e interrogação do sistema. A formação será complementada com a apresentação de casos de estudo reais.

Objetivos

Formação necessária para a utilização do BIM na reabilitação, envolvendo os seguintes domínios:

-Conceitos e princípios orientadores dos modelos BIM;
-Aquisição de informação através do recurso a sistemas de varrimento laser;
-Desenvolvimento de um modelo BIM a partir de nuvem de pontos e com o software REVIT;
– Processo de armazenamento de informação no modelo BIM.

Perfil de candidato

O curso destina-se a todos os profissionais da área da Arquitectura e Engenharia que pretendam aprofundar conhecimentos na modelação BIM aplicada à reabilitação.

Coordenadores

  1. Ana Paula Falcão
    Ana Paula Falcão

    Ana Paula Falcão

    ana.p.falcao@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e doutorada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico (IST). É Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do IST. Os seus interesses académicos envolvem as áreas relacionadas com a aquisição de informação geográfica (imagens de detecção remota, métodos topográficos clássicos, GNSS, laser-scanning e UAV’s) e a modelação paramétrica 3D em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica, onde tem colaborado em áreas diversas da arquitectura e engenharia. Participa ainda de forma regular em projectos internacionais no domínio do desenvolvimento curricular em cursos de ensino à distância (e-learning). É membro do colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros.
  2. Alexandre  Gonçalves
    Alexandre Gonçalves

    Alexandre Gonçalves

    alexandre.goncalves@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e doutorado em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico (IST). É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do IST.. Os seus interesses académicos envolvem as áreas relacionadas com modelação e análise espacial, optimização e aplicações de sistemas de informação geográfica em diversas áreas da arquitectura e engenharia, como a engenharia civil, a gestão do território, a gestão do património cultural e construído e as geociências. Participa ainda de forma regular em projectos internacionais no domínio do desenvolvimento curricular em cursos de ensino à distância (e-learning).
  3. Rita Bento
    Rita Bento

    Rita Bento

    rita.bento@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas, Engenharia Civil, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e Betão armado. É Diretora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de alvenaria e de Betão armado. É co-autora de mais de 150 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências. Tem desenvolvido consultoria técnica especializada, sobretudo na área da avaliação do desempenho, segurança e reforço de estruturas de alvenaria de que se destaca a coordenação do projeto de avaliação da segurança sísmica do Palácio Nacional de Sintra.

Bolsas e Descontos

Preço:

395€+ IVA 23% (485,85€)

Plano de Estudos

Localização: IST  DECivil

Horário: 8h30 às 17h00

Módulo Formador ECTS
27 e 28 Abril 2020

    Em Cooperação Com

    Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

    Mais informações e inscrições

    Brochura do Curso Inscreva-se já!

    Elogios, sugestões ou reclamações?