Curso de Formação

Avaliação e Reforço de Edifícios Existentes de Betão Armado

Avaliação e Reforço de Edifícios Existentes de Betão Armado
Período de Candidaturas

20 fev a 19 mar 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

861 EUR

Duração

24 horas

Apresentação

A reabilitação urbana tem estado na ordem do dia nos últimos anos, como resultado da profunda crise da construção. Nos últimos meses este assunto tornou-se ainda mais presente atendendo ao novo enquadramento regulamentar constituído pelo Decreto-Lei 95/2019, pelo Despacho Normativo 21/2019 e pela Portaria 302/2019. No referido Decreto-Lei são definidas as situações em que a reabilitação de edifícios fica sujeita à elaboração de um relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica e a eventual necessidade de reforço dos edifícios. Estes estudos devem ser desenvolvidos de acordo com as normativas Europeias para a avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes.

O curso tem como objectivo transmitir a formação necessária para a avaliação e reforço de edifícios existentes de Betão Armado tendo em conta o novo enquadramento regulamentar nacional e Europeu. Para além dos fundamentos teóricos, o curso terá uma componente prática que envolverá a modelação e análise em regime não-linear de um edifício de Betão Armado, a avaliação da segurança sísmica da estrutura assim como a definição da intervenção de reforço.

Objetivos

Formação necessária para o reforço sísmico de edifícios de Betão Armado, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei 95/2019, Despacho Normativo 21/2019 e Portaria 302/2019) e envolvendo os seguintes domínios:

– Avaliação da segurança estrutural de edifícios antigos de Betão Armado, com enfoque no processo de caracterização da estrutura existente e no desenvolvimento de modelos numéricos para realização de análises estáticas em regime não-linear;
– Aplicação da Parte3 do Eurocódigo 8 na avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes;
– Dimensionamento de intervenções de reforço;
– Avaliação da segurança estrutural de edifícios reforçados.

Perfil de candidato

Curso dedicado a engenheiros civis e outros técnicos que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio do projecto de reforço sísmico de estruturas de Betão Armado.

Coordenadores

  1. Rita Bento
    Rita Bento

    Rita Bento

    rita.bento@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas, Engenharia Civil, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e Betão armado. É Diretora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de alvenaria e de Betão armado. É co-autora de mais de 150 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências. Tem desenvolvido consultoria técnica especializada, sobretudo na área da avaliação do desempenho, segurança e reforço de estruturas de alvenaria de que se destaca a coordenação do projeto de avaliação da segurança sísmica do Palácio Nacional de Sintra.
  2. José Miguel Castro
    José Miguel Castro

    José Miguel Castro

    info@tecnicomais.pt

Bolsas e Descontos

Preço:

700€+ IVA 23% (861€)

Plano de Estudos

Localização: IST  DECivil

Horário: 9h00 às 18h00

Módulo Formador ECTS
1. Regulamentação
    2. Avaliação sísmica de edifícios existentes de betão armado segundo a Parte 3 do Eurocódigo 8
      3. Reforço sísmico
        4. Exemplo de aplicação
          5. Casos de estudo

            Em Cooperação Com

            Para mais informações, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

            Mais informações e inscrições

            Brochura do Curso Inscreva-se já!

            Elogios, sugestões ou reclamações?