Curso de Formação

Acompanhamento Ambiental de Obras

Constitui o objetivo geral desta formação curso dotar os formandos com conhecimentos aprofundados que lhes permitirão implementar e gerir corretamente o Acompanhamento Ambiental de obras

Acompanhamento Ambiental de Obras
Período de Candidaturas

1 jan a 24 abr 2019

Datas do Curso

Regime

Preço

344,40 EUR

Duração

12 horas

Apresentação

Esta formação permite o aprofundamento de conhecimentos em matéria de Acompanhamento Ambiental de obras, essencialmente em meio urbano, com o devido enquadramento do que é exigido legalmente em Portugal para um projeto sujeito ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.

Objetivos

  • Identificar os impactes ambientais mais significativos associados a uma obra
  • Enumerar uma medida de minimização em fase de obra para cada fator ambiental
  • Definir corretamente as diretrizes gerais a considerar num Programa de Monitorização Ambiental
  • Distinguir corretamente os objetivos e a estrutura de documentação em Acompanhamento Ambiental

Perfil de candidato

Este curso destina-se a todos os interessados em adquirir mais conhecimentos sobre o Acompanhamento Ambiental de obras, bem como em Avaliação de Impacte Ambiental.

Pré-requisitos

Recomendam-se alguns conhecimentos e alguma experiência em obra.

Coordenadores

  1. Maria Rosário Partidário
    Maria Rosário Partidário

    Maria Rosário Partidário

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora Associada com Agregação do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST). Integra a comissão executiva da plataforma de Ambiente do IST. Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Ambiente e Sustentabilidade, Estratégia e Governação, Planeamento e Políticas ambientais e sociais. É uma das pioneiras na área da avaliação estratégica para a sustentabilidade, coeditou um dos primeiros livros neste tema publicado em 1996, e recebeu o Lifetime Achievement Award da International Association for Impact Assessment (IAIA) em 2015. Desenvolve atividade internacional em diversos programas das Nações Unidas, do Banco Mundial, e da União Europeia, e colabora em programas de apoio ao desenvolvimento com diversas agências bilaterais.
  2. Ana Cerdeira
    Ana Cerdeira

    Ana Cerdeira

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Licenciada e Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Ordenamento do Território e Impactes Ambientais, pela FCT da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou na área ambiental do grupo do Metropolitano de Lisboa E.P.E, foi coordenadora do Projeto REDE e é, atualmente, técnica especialista do Gabinete da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza do Ministério do Ambiente e formadora na área de acompanhamento ambiental de obras, desenvolvendo, paralelamente, atividade associativa na Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
  3. Júlio de Jesus
    Júlio de Jesus

    Júlio de Jesus

    fundec@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Engenheiro do ambiente, com 30 anos de experiência em Avaliação de Impactes, estando envolvido na assessoria a proponentes públicos e privados, bem como na gestão de programas de monitorização. É fundador e presidente da APAI, foi membro do Conselho Consultivo de AIA (Portugal), membro do Board da IAIA e coordenador da Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactes.

Plano de Estudos

Módulo Formador ECTS
Módulo 1
  • Júlio de Jesus
Módulo 2
  • Ana Cerdeira
Módulo 3
  • Júlio de Jesus
  • Ana Cerdeira
Módulo 4
  • Júlio de Jesus

Em Cooperação Com

Mais informações e inscrições

Para mais informações sobre este curso, por favor descarregue a brochura do curso ou contacte os serviços do Técnico+.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?