Curso de Especialização

Gestão para Engenheiros

O curso de Gestão para Engenheiros tem como objetivo facultar as competências essenciais de gestão das organizações preparando os seus formandos para lidar eficazmente com os desafios empresariais.

Gestão para Engenheiros
Período de Candidaturas

27 set 2019 a 10 jan 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

900 EUR

Duração

28 horas

Apresentação

Antigo Ministro da Indústria, gestor bancário de topo, engenheiro e economista de formação, Luís Mira Amaral explica, melhor do que ninguém, os diferentes tipos de gestores, os seus papéis e a estratégia empresarial. Dará aos engenheiros os conceitos fundamentais da gestão das organizações numa espécie de mini MBA de modo a perceber os movimentos que se fazem e para onde apontam, dando-lhe uma preparação essencial para se evidenciar na organização.

Objetivos

Pretende-se dar aos engenheiros um enquadramento robusto sobre a gestão das organizações e as várias ferramentas práticas de gestão que lhe permitirão completar a formação para melhorar e desenvolver a sua atividade profissional. O formando ficará a conhecer os soft skills, como a cultura da empresa, o comportamento organizacional, a liderança e motivação, assim como os hard skills de contabilidade geral e analítica, balanço, demonstração de resultados e mapa de Cash-Flows, fundo de maneio, e rácios económico-financeiros. Finalmente, o curso aborda ainda as questões de marketing, a avaliação de investimentos, o valor das empresas, os mercados de capitais e os sistemas de Informação.

Perfil de candidato

Curso destinado a todos os profissionais da área de engenharia e a todos aqueles que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas nas diversa áreas de gestão.

Coordenadores

  1. Luís Mira Amaral
    Luís Mira Amaral

    Luís Mira Amaral

    lmiraamaral@gmail.com

    Ver mais
    Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Bolsas e Descontos

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

– Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico: 20%
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico:10%
– Condições para Associações e protocolos empresariais.

 

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Horário:  2as feiras, com exceção de dia 24 de fevereiro (18h30 às 22h00)

Material de aprendizagem: Slides das aulas, casos, textos extraídos de jornais e revistas especializadas.

Bibliografia: Luís Mira Amaral, 2018, Gestão para Engenheiros, Nomics.

Leituras complementares: Luís Mira Amaral, 2018, Gestão para Engenheiros, Nomics.

Módulo Formador ECTS
Sessão 1
  • Luís Mira Amaral
Sessão 2
  • Luís Mira Amaral
Sessão 3
  • Luís Mira Amaral
Sessão 4
  • Luís Mira Amaral
Sessão 5
  • Luís Mira Amaral
Sessão 6
  • Luís Mira Amaral
Sessão 7
  • Luís Mira Amaral
Sessão 8
  • Luís Mira Amaral

Avaliação

O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o preço é o mesmo para qualquer um dos formatos):

  • Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo apenas 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
  • Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de ECTS.  No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização.

avaliação consiste no seguinte:

Um  exame final com duração de 3 horas (complementado com uma prova oral, caso seja necessário). A aprovação é dada para classificações superiores a 9,5.

Testemunhos de Alumni

  1. "Recomendo vivamente este programa. O Engº Mira Amaral é um formador extremamente qualificado, com uma visão completa e muito atual da área de gestão. Na ótica de um engenheiro, ao inscrever-se neste curso irá encontrar um enquadramento robusto e útil e várias ferramentas práticas de gestão que o irão auxiliar a completar a sua formação e no desenvolvimento da sua atividade profissional".

    Hélder Cruz Eng. Electrotécnico EDP Produção — EDP Produção

Mais informações e inscrições

De forma a candidatar-se ao curso, o candidato deverá enviar para info@tecnicomais.pt os seguintes documentos: carta de motivação, cópia do CV atualizado e scan do(s) certificado(s) do(s) curso(s). Os documentos serão, posteriormente, submetidos à avaliação do coordenador do curso. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição do curso.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?