Curso de Especialização

Gestão de Projetos de Engenharia

Este curso pretende atuar no contexto, cultura e práticas de projeto, levando os formandos a desenvolver competências cruciais nesse domínio, seguindo, em termos conceptuais, o PMBOK e abordando levemente abordagens complementares e distintas como a Cadeia Crítica e Agile.

Gestão de Projetos de Engenharia
Período de Candidaturas

24 nov 2020 a 5 jan 2021

Datas do Curso

Regime

Preço

780 EUR

Duração

28 horas

Apresentação

Durante o seu percurso profissional, os engenheiros são, muitas vezes, responsáveis por gerir vários projetos, no entanto, essa aprendizagem é, maioritariamente, on-the-job. Mais do que a prática de gestão de projetos, é necessário conhecer os seus fundamentos, para uma correta e eficiente liderança, gestão de risco, tempo (entre outras) em cada projeto.

Este curso pretende atuar no contexto, cultura e práticas de projeto, levando os formandos a desenvolver competências cruciais nesse domínio, seguindo, em termos conceptuais, o PMBOK, abordando levemente abordagens complementares e distintas como a Cadeia Crítica e Agile. Ao longo do curso será, também, desenvolvido um projeto, usando ferramentas de Gestão de Projetos.

O curso está inserido no Programa de Especialização em Engenharia e Gestão como obrigatório e esta edição será dada no formato online, através de Zoom.

Esta edição encontra-se esgotada

Objetivos

Aprender e interiorizar os fundamentos da Gestão de Projetos de uma forma transversal e contextualizada (stakeholders, recursos limitados, risco, decisão e comunicação), através de ferramentas como o PMBOK, Critical Chain e Agile
Planear e desenvolver um projeto usando MS Project ou Project Libre.

Perfil de candidato

Curso destinado a todos os profissionais licenciados da área de Engenharia ou Gestão e a todos aqueles que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas nas diversas áreas de gestão de projetos.

Pré-requisitos

Licenciatura ou experiência equivalente.

Coordenadores

  1. José Figueiredo
    José Figueiredo

    José Figueiredo

    jdf@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Engenheiro Electrotécnico (IST) e Universidade de Coimbra, MBA pela Universidade Católica Portuguesa, Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (IST). É fundador de duas empresas na área das tecnologias da informação, consultor nas áreas de gestão de projetos e abordagens sociotécnicas, publicou diversos artigos em revistas internacionais, capítulos de livro de edição internacional e conferências internacionais, assim como dois livros internacionais. Foi elemento do Conselho Pedagógico do IST e da Direção do centro de investigação do DEG (IST).
  2. Rui Abrantes
    Rui Abrantes

    Rui Abrantes

    rui.abrantes@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professor Convidado Departamento de Engenharia e Gestão (IST), Doutorado em Engenharia e Gestão (IST), MBA (Universidade Católica), Engenheiro em Informática e de Computadores (IST). Tem uma vasta experiência em gestão de projetos em empresas como: Siemens, Symbian, Chipidea, MIPS Technologies e Synopsys, superior a 18 anos. Geriu projetos complexos em contexto internacional e com grandes equipas e vários fornecedores. Em particular assumiu funções de gestão de projetos de desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, gestão de programas, gestão de clientes e gestão de PMO (Project Management Office).

Preços e Condições Especiais

Preço: 780€

Este valor inclui:

– Acesso à plataforma de aprendizagem online do Técnico+ onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;

– Diploma e Certificado.

 

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico : 20%
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%
– Membros da Ordem dos Engenheiros: 10% (a inscrição deve ser feita pela Ordem dos Engenheiros)
– Condições para Associações e protocolos empresariais

 

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Horário: 2as, 4as e 6as feiras, 18h30/20h00

Nota: a documentação deste curso está em inglês.

Módulo Formador ECTS
1. Introdução, Contexto de Projeto
  • José Figueiredo
2. Estruturação PMBOK, Modelos
  • José Figueiredo
3. Âmbito, Tempo
  • Rui Abrantes
4. Ferramentas de Scheduling e Custo
  • Rui Abrantes
5. Decisão, Risco e Comunicação
  • José Figueiredo
6. Earned Value, CCPM, Ethics, Nonaka
  • José Figueiredo
7. Introdução ao MsProject/Project Libre
  • Rui Abrantes
8. Monitor & Control, Closure/Agile
  • Rui Abrantes
9. AApresentação/ discussão de papers
  • José Figueiredo
10. Apresentação do Caso MsProject/Project Libre
  • Rui Abrantes

Avaliação

A avaliação consiste no seguinte:

Apresentação de um paper (20% da nota final);

• Desenvolvimento de um caso prático utilizando MS Project ou Project Libre (35% da nota final);

• Teste final (45% nota final), a 12 março 2021.

 

As condições de aprovação são ter nota superior a 9,5 valores em todas as avaliações. A apresentação do artigo e o desenvolvimento do caso é feita em grupo.

 

O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o valor é o mesmo para qualquer um dos formatos):

  • Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de 2,5 ECTS.  No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização;
  • Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.

 

ECTS: 2,5

Testemunhos de Alumni

  1. "O curso foi lecionado de uma forma excepcional.Ter em consideração a avaliação na vertente de debates e apresentações de casos de estudo, tal como a componente prática de desenvolvimento de um projeto, foi muito bem conseguido e é um ponto extremamente positivo."

    Luís Fortes — Engenheiro de Processos - Iberol (1ª edição)

  2. "Recomendo este curso pelos seus conteúdos e a forma muito interessante como são abordados. Desenvolveu motivação de aplicação/implementação das aprendizagens."

    José Ramos — Engenheiro Civil - Espaços Verdes: Projetos e Construção (1ª edição)

  3. "Um curso que dá ferramentas práticas para a Gestão de Pequenos Projectos. Uma Boa introdução ao mundo da Gestão de Projectos e da comunicação com as Equipas."

    André Faro — Engenheiro Civil - afaplan (1ª edição)

  4. “O curso proporciona as bases para a gestão de projeto com uma forte componente prática e autodidata, com fornecimento de literatura up to date.”

    André Lopes — Process Technical Lead - Glan Agua UK Ltd. (2ª edição)

  5. “Forma rápida e eficaz de perceber como funciona a gestão de projetos”

    Francisca Fartaria — Assessora Técnica em Gestão de Contratos - ADP (2ª edição)

  6. “Constitui uma ótima forma de aprendizagem (o facto de ser online é uma maior valia) sobre a cultura de gestão de projeto.”

    Mário Calado — (2ª edição)

  7. “Este curso permite olhar para a gestão de projetos de engenharia de uma forma mais metódica, com mais detalhe e com maior profundidade, os diversos aspetos que a envolvem e influenciam.”

    Miguel Palma — Sócio-Gerente - CONSULMAR – Projectistas e Consultores (2ª edição)

Mais informações e inscrições

Preencha a ficha de candidatura acima e envie para info@tecnicomais.pt, juntamente com os documentos pedidos. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição no curso.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?