Curso de Especialização

Finanças para Engenheiros

O curso de Finanças para Engenheiros aporta os fundamentos conceptuais e as questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto de finanças empresariais.

Finanças para Engenheiros
Período de Candidaturas

28 nov 2019 a 14 jan 2020

Datas do Curso

Regime

Preço

900 EUR

Duração

28 horas

Apresentação

O curso visa dotar os licenciados e mestres em engenharia da compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor.

O método pedagógico baseia-se na análise descritiva dos problemas envolvidos na gestão financeira das empresas, complementada com ilustrações aplicadas dos problemas estudados. As aulas estão estruturadas em torno de um conjunto de conceitos nucleares, tendo em vista estimular e alimentar a discussão de vários problemas e situações práticas.

Pretende-se que os alunos compreendam o papel do sistema, dos mercados e das instituições financeiras na economia. Pretende-se ainda que se interiorizem aspetos como a natureza, características, propriedades e funções das principais categorias de ativos financeiros.

 

Objetivos

• Providenciar conhecimento sobre a aferição da rendibilidade e do risco do investimento em ativos financeiros, individualmente considerados e agrupados em carteiras de investimento; a avaliação de ativos financeiros e de ações.

• Contextualizar a gestão das finanças da empresa.

• Abordar o papel da informação financeira, quer internamente para a tomada de decisões financeiras, quer externamente para a preparação da tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores.

Perfil de candidato

Curso destinado a todos os profissionais da área de Engenharia e a todos aqueles que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas nas diversas áreas de gestão.

Pré-requisitos

Não existem. Eventualmente haverá afinidade  com o curso “Gestão para Engenheiros”, sendo esta unidade curricular a de continuação.

Coordenadores

  1. António Quintino
    António Quintino

    António Quintino

    antonio.quintino@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Doutor em Engenharia e Gestão e Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Técnico, e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, é Professor Convidado de Engenharia e Gestão no Técnico e responsável pela área de Gestão de Crédito e Risco da Galp Energia. Foi assessor do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XVIII Governo Constitucional, com a missão de avaliar o impacto das políticas fiscais e acompanhar a execução do Orçamento de Estado. As suas áreas de especialização são a gestão de risco, engenharia financeira, investigação operacional e métodos de apoio à decisão.

Bolsas e Descontos

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

. Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico: 20%
. Colaboradores do Instituto Superior Técnico: 10%
. Condições para Associações e protocolos empresariais.

 

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Créditos ECTS: 2,5

Para todos os conteúdos programáticos, são disponibilizados materiais de apoio ao estudo, com o detalhe adequado aos objetivos estabelecidos, sob a forma de ficheiros em formatos ‘standard’: Microsoft Word (DOC), Microsoft Excel (XLS) e Adobe Acrobat Reader (PDF).

Módulo Formador ECTS
Contexto da gestão financeira da empresa
  • Mário Coutinho dos Santos
Fundamentos e princípios das finanças da empresa
  • Mário Coutinho dos Santos
Informação financeira e valor da empresa
  • António Quintino
Rendibilidade e risco; Custo de capital
  • António Quintino
Processo de avaliação das decisões de investimento
  • António Quintino
Casos especiais de avaliação de projetos de investimento
  • António Quintino
Financiamento da estratégia de crescimento; fontes de financiamento
  • Mário Coutinho dos Santos
Estrutura de capital; distribuição de cash flow aos proprietários
  • Mário Coutinho dos Santos

Avaliação

O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o preço é o mesmo para qualquer um dos formatos):

  • Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo apenas 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.
  • Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de ECTS.  No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização.

avaliação consiste no seguinte:

Um  exame final com duração de 3 horas. A aprovação é dada para classificações superiores a 9,5.

Mais informações e inscrições

De forma a candidatar-se ao curso, o candidato deverá enviar para info@tecnicomais.pt os seguintes documentos: carta de motivação, cópia do CV atualizado e scan do(s) certificado(s) do(s) curso(s). Os documentos serão, posteriormente, submetidos à avaliação do coordenador do curso. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição do curso.

Brochura do Curso Inscreva-se já!

Elogios, sugestões ou reclamações?