Curso de Especialização

Economia para Engenheiros

Adquira os conceitos fundamentais da Economia e saiba como podem influenciar as suas ações e decisões no mundo empresarial.

Economia para Engenheiros
Período de Candidaturas

20 nov 2020 a 17 fev 2021

Datas do Curso

Regime

Preço

780 EUR

Duração

28 horas

Apresentação

Este curso tem como objetivos ensinar os aspetos teórico práticos da Economia e a sua influência nos processos de Engenharia. Através da abordagem teórica de conceitos, exploram-se os impactos que os mesmos podem ter na decisão em contextos de Engenharia. A empresa e/ou organização é vista numa perspetiva de enquadramento na influência do Estado sendo que essas influências podem determinar as escolhas e opções com que o engenheiro, no seu exercício, tem de lidar.

Pretende-se dar aos engenheiros os conceitos fundamentais da Macro e da Microeconomia e explicar-lhes o funcionamento da economia e das finanças públicas portuguesas, no contexto da Zona Euro e da Economia Global. Estes conhecimentos ajudam a compreender porque se tomam determinadas decisões de gestão e qual a razão para se tomarem. Este curso permite ao Engenheiro uma participação mais informada e proactiva no contexto da empresa onde trabalha.

Este curso está inserido no Programa de Especialização em Engenharia e Gestão como opcional e esta edição será dada no formato online, através de Zoom.

» Faça aqui a sua candidatura 

 

Objetivos

Conhecer os fundamentos da Teoria Económica e os conceitos fundamentais da Macro e da Microeconomia. Compreender as suas aplicações a mercados concretos.

 Entender o funcionamento da economia e das finanças públicas portuguesas, no contexto da Zona Euro e da Economia Global, à luz dos modelos de Economia do Conhecimento e das Políticas Públicas para o Desenvolvimento Económico e Social.

 Compreender porque se tomam determinadas decisões de gestão e qual o racional para se tomarem.

Perfil de candidato

Curso destinado a todos os profissionais licenciados que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas do curso nas diversas áreas da economia.

Pré-requisitos

Licenciatura ou equivalente.

Coordenadores

  1. Margarida Catalão
    Margarida Catalão

    Margarida Catalão

    mcatalao@tecnico.ulisboa.pt

    Ver mais
    Professora no Instituto Superior Técnico, no Departamento de Engenharia e Gestão. É participante em projetos de investigação nacionais, sendo a sua principal área de investigação a Economia Industrial e a Teoria de Jogos. Foi coordenadora do Grupo de Sistema Bancário do Departamento de Estudos do Banco de Portugal, Economista Sénior e Chair da Unidade do Sistema Bancário, e consultora da Autoridade da Concorrência. É Agregada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e Doutora, Mestre e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVASBE). É também autora de vários artigos de investigação, publicados em revistas científicas internacionais, livros e capítulos de livros.
  2. Luís Mira Amaral
    Luís Mira Amaral

    Luís Mira Amaral

    lmiraamaral@gmail.com

    Ver mais
    Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Preços e Condições Especiais

Preço : 780€

Este valor inclui:

– Acesso à plataforma de aprendizagem online do Técnico+ onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;

– Diploma e Certificado.

 

Reduções e Condições Especiais (não cumulativas):

Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico (link para página : 20%
– Colaboradores do Instituto Superior Técnico:10%
– Membros da Ordem dos Engenheiros: 10% (a inscrição deverá ser feita pela OE)
– Condições para Associações e protocolos empresariais

Para mais informações contacte catarinagcarvalho@tecnicomais.pt

Plano de Estudos

Horário: 2ª e 4ª, 18h30/20h00

Módulo Formador ECTS
1. Introdução à Economia da Empresa e à Macroeconomia
  • Margarida Catalão
2. Mercados
  • Margarida Catalão
3. Lucros Económicos
  • Margarida Catalão
4. Custos e Eficiência
  • Margarida Catalão
5. Concorrência
  • Margarida Catalão
6. PIB, Inflação e Desemprego
  • Margarida Catalão
7. Políticas Macroeconómicas
  • Margarida Catalão
8. Multiplicadores e Estabilizadores
  • Margarida Catalão
9. As Razões para a Intervenção do Estado
  • Luís Mira Amaral
10. Economia do Conhecimento
  • Luís Mira Amaral
11. Os Processos de Integração Económica Regional
  • Luís Mira Amaral
12. União Europeia e Zona Euro
  • Luís Mira Amaral
13. O Funcionamento Monetário da Zona Euro
  • Luís Mira Amaral
14. As Finanças Públicas Portuguesas
  • Luís Mira Amaral
15. A Balança de Pagamentos
  • Luís Mira Amaral
16. A Competitividade Externa da Economia Portuguesa
  • Luís Mira Amaral
Esclarecimento de Dúvidas para o teste
    Exame de avaliação

      Avaliação

      A avaliação é feita através de um exame final de 1h30 a valer 100%, no dia 28 abril 2021, que pode ser complementado com uma prova oral, caso necessário.

       

      O formando pode optar por fazer este curso nos seguintes formatos (o valor é o mesmo para qualquer um dos formatos):

      Curso de Especialização: com avaliação e atribuição de 2,5 ECTS. No final, o formando receberá um Diploma de Curso de Especialização.

      Curso de Formação: sem avaliação e sem atribuição de ECTS, requerendo 85% de presenças. No final, o formando receberá um Certificado de Curso de Formação.

       

      ECTS: 2,5

       

       

      Testemunhos de Alumni

      1. “[Pontes fortes do curso] Sem dúvida a complementaridade entre a parte um (mais teórica e técnica onde abordámos os princípios básicos da economia) e a segunda parte (mais prática e actual, onde se fez a interpretação de temas actuais). Está muito bem estruturado. Os professores são muito bons e complementares na sua forma de ensino.”

        Carmo Rêgo — Social Media Marketing, Adventure Entertainment ’s (1ª edição)

      2. “Experiência do Corpo docente, solidez teórica e prática. É um privilégio poder contar com a experiência do Sr. Prof. Mira Amaral.”

        Simão Santiago — Key Account Manager, BETAR CONSULTORES, Lda (1ª edição)

      Mais informações e inscrições

      Preencha a ficha de candidatura acima e envie para info@tecnicomais.pt, juntamente com os documentos pedidos. O candidato será depois notificado, pela equipa do Técnico+, se a sua candidatura foi aceite e como pode proceder à inscrição no curso.

      Brochura do Curso Inscreva-se já!

      Elogios, sugestões ou reclamações?